28/05/2012

Cidadania Italiana - Vantagens

          Pra quê correr atrás da Cidadania Italiana???
          Podemos citar algumas vantagens:

• Possibilidade de moradia em qualquer país da União Européia; 
• Ótimas oportunidades acadêmicas, comerciais e profissionais.
• Igualdade de direitos como aquele cidadão que nasceu na Itália; 
• Livre acesso e livre circulação aos países da União Européia;
• Isenção de visto consular para acesso a países como Canadá, Estados Unidos e Japão;



        Semana passada na Revista Época, saiu uma reportagem intitulada Cidadão do Mundo. Falando justamente sobre a procura de brasileiros pela cidadania européia, esta que abre portas para países do mundo todo, com boas oportunidades de estudos, emprego, crescimento.
           Reproduzindo alguns trechos:

O valor da anuidade da universidade americana de Yale, uma das mais concorridas do mundo, depende da nacionalidade do aluno. O cidadão americano paga, em média, 50% menos que os estrangeiros. Vantagem parecida leva um europeu em uma disputa de emprego na Inglaterra. Para se candidatar a uma vaga divulgada na última semana na empresa de energia inglesa BG Group, exigia-se – além de fluência em inglês, experiência internacional e boa formação acadêmica – cidadania europeia. Logo, a forma de concorrer em condições de igualdade é ter a segunda ou terceira cidadania.

A cidadania abre portas – e muitas – para os estrangeiros. Ao se tornar cidadão de algum membro da União Europeia, você poderá estudar, trabalhar e morar em qualquer um dos 27 países que dela fazem parte. Sem trâmites burocráticos. “As fronteiras ficam menores. As possibilidades se multiplicam”, diz a advogada Andrea Girello, especialista em obtenção de cidadanias europeias.

Para quem não tem a cidadania herdada de antepassados e tem um país como meta, a dica é começar pelo domínio do idioma. O publicitário Fernando Hudson sempre foi fascinado pela Alemanha. Visitou o país quatro vezes na adolescência e estudou a língua, que passou a dominar. Foi ela que facilitou seu acesso. Fernando navegava por sites de emprego da Alemanha e se cadastrou em vários deles. Menos de um ano depois de se formar em publicidade, estava trabalhando no país com um visto provisório, que foi renovado até ele obter a cidadania. Hoje, mora em Berlim e compõe jingles em alemão.

Outra forma de encurtar o caminho da cidadania é oferecer ao país o que ele mais precisa. Joanna Magalhães é graduada em informática. Ela sonhava em se mudar para a Nova Zelândia, país que facilita a entrada de profissionais nessa área. Saiu do Brasil com emprego garantido e visto de residência permanente. “É preciso estar atento à demanda por profissionais”, diz Joanna. “Muda o tempo todo. Em algum momento podem estar procurando alguém de sua área.” Mas Joanna avisa que o processo exige perseverança: “Eles quiseram ter certeza de que eu não estava interessada apenas no seguro-desemprego vitalício e nos excelentes serviços de saúde e educação do país”.



Pedidos de segunda cidadania aumentaram 30% nos últimos cinco anos, de acordo com um estudo feito por organizações que monitoram a imigração, entre elas o Escritório de Cidadania e Naturalização dos Estados Unidos. Mas muitos dos brasileiros que procuram outros passaportes não querem sair do país. A demanda por outras cidadanias não tem relação direta com imigração. O chef Carlos Bertolazzi, por exemplo, pretende expandir seus negócios em São Paulo. Mas, para isso, ele diz que ajuda ter trânsito livre lá fora. O passaporte italiano de Bertolazzi foi decisivo para que conquistasse uma vaga em um trabalho na Espanha, ao lado do lendário chef espanhol Ferran Adrià. A cidadania europeia também deu acesso a cursos abertos apenas para cidadãos europeus.

Bertolazzi é descendente de italianos. O empresário e pastor Marcello Malizia também. Ele migrou para Londres com a família sem dificuldades. Como cidadão europeu, pode morar onde tiver as melhores condições de emprego. Ganha a vida com transporte de vans na Inglaterra, mas pode ir atrás de oportunidades melhores. “Estou sempre atento ao que acontece nos outros países da Europa”, afirma. “As fronteiras deixaram de ser obstáculos.”
A cidadania mais difícil de ser adquirida é a americana. Para conseguir o green card, o bancário paulista Alexandre Figueiredo fez graduação e trabalhou mais de dez anos nos EUA. Descendente de portugueses, hoje tem tripla cidadania. E transmitiu as três a suas duas filhas. “São americanas, brasileiras e portuguesas”, diz. “Poderão estudar e trabalhar onde quiserem.”

Autoridades americanas e europeias estão cada vez mais atentas a golpes imigratórios. No último ano, nos EUA, a polícia identificou mais de 200 estrangeiros com casamentos arranjados. Eles não só perderam o green card, como a chance de voltar ao país. Se a sorte não ajudou com um ascendente americano ou europeu, a melhor alternativa é tentar um intercâmbio de estudos e trabalho.


              O sonho de morar em outro país, a curiosidade, a vontade de estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, seja qual for o motivo, é o sonho de muita gente, principalmente jovens. E a cidadania italiana é o melhor caminho, já que segundo a Embaixada italiana no Brasil, existem cerca de 25 milhões de descendentes de italianos no país! Pois fica muito mais difícil ficar "legal" fora do Brasil, por depender de vistos, permissões e tudo o mais! Conhecer as origens, correr atrás da história da família é um passo para saber se tem ou não direito à cidadania, seja italiana, espanhola ou portuguesa, já que o Brasil recebeu muitos imigrantes por muito tempo na sua história!
              É isso aí!
           E lembrem-se, Sonhos na Itália em breve com parceria em processos de cidadania. Assessoria, pesquisa de documentos, e tudo para a obtenção da cidadania italiana!
              Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

5 comentários:

  1. "em breve com parceria em processos de cidadania. Assessoria, pesquisa de documentos, e tudo para a obtenção da cidadania italiana!"

    SUPER VALORIZO! Estou perdido para tirar o meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo! se quiser ja começar a tirar dúvidas escreva sonhosnaitalia@gmail.com bjus

      Excluir
  2. Ja vou fazendo a primeira pergunta: E no meu caso? Sou casado com uma italiana. O que devo fazer? : )

    obrigado
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre! um dos próximos posts será sobre isso! aguarde!

      Excluir
  3. Olá Carla,me corrija se estiver errado : A Itália é o único pais da EU sem limtie de gerações para pedir a cidadacia,certo?Em todos os outros o limite parece ser o avô e olhe lá!

    obrigado e o seu blog é muito bom,só vou a itália como turista mas gosto muito das fotos e dos posts que vejo aqui.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)