29/03/2014

Estudar e exercer sua profissão na Itália - Resumão

Muitas das dúvidas que recebo são sobre validação de estudos, profissão, e como exercer na Itália a profissão adquirida no Brasil. Escrevi já alguns posts sobre o tema, hoje faço um resumão, completando com algumas informações que de repente não ficaram tão claras nos posts anteriores. 
Portanto aqui vai:

- Estudar na Itália = é necessária a validação dos títulos de estudos pelo consulado italiano. Para a obtenção da "Dichiarazione di Valore in Loco". Expliquei já num post, clique aqui para ver.

- Legalizar a profissão = Se você fez uma graduação no Brasil, para exercer sua profissão na Itália, primeiro precisa saber se a profissão é regulamentada por lei ou não.  
Exemplos de profissões não regulamentadas: aquelas de publicidade, comunicação, arte e música dos vários setores (por exemplo, decorador de interiores, ator, dançarino/a, cantor, compositor, maestro, músico (instrumentista), decorador, desenhista, estilista moda, pintor, diretor, cenógrafo, escultor, etc.), a mediação linguística (intérpretes e tradutores), marketing e muito mais. Neste caso, é necessário somente a validação dos títulos de estudos e profissão pelo consulado italiano no Brasil, para provar a formação de nível superior (link no item anterior).
Já as profissões regulamentadas por lei, é possível ver a lista pelo site do Cimea, clicando aqui,  além da legalização dos títulos de estudos e profissão, é necessário saber qual órgão é responsável pela legalização da profissão aqui na Itália. Por exemplo:

- Ministério da Saúde - Legaliza as profissões de: Nutricionista , Educador , Farmacêutico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico/Médico Especialista , dentista, parteira , Óptico, podólogo, Psicólogo, Psicoterapeuta; Técnico audiometrista, fonoaudiólogo técnico; fisiopatologista técnica de perfusão cardiovascular e vascular; Técnico prevenção no ambiente e no local de trabalho; reabilitação psiquiátrica Técnico; neurofisiopatologista técnico; técnico ortopédico , médico laboratório técnico biomédico , técnico em radiologia médica, terapeuta de neuro e de desenvolvimento psicomotor, Veterinário, etc.


- Ministério da Justiça - Legaliza as profissões de: Agente de Câmbio, Agrônomo Florestal júnior; Agrotécnico ; Assistente Social ; Atuária, Advogado, Biólogo, Biotecnólogo agrário ; Químico ; Consultor do Trabalho, Doutor médico agrônomo e florestal, Revisor Oficial de Contas, Doutor de técnicas psicológicas,  sociais, organizacionais e, do trabalho, geólogo, topógrafo, Jornalista, engenheiro , Inspetor agrícola , topógrafo industrial , contador, tecnólogo da comida ; Zoologista
, etc .

Além do da Saúde e Justiça, existem outros órgãos, que legalizam outras tantas profissões. Consulte o site do Cimea. 
Algumas profissões precisam fazer provas na Itália ou não para serem validadas. Consulte o site dos ministérios responsáveis pela legalização para obter maiores informações em relação às exigências e processo de legalização.

- Se quer continuar os estudos, como uma pós-graduação, nem toda universidade aceita para o ingresso somente a Dichiarazione di Valore in Loco emitida pelo consulado, mas pedem também a Equipollenza dos títulos. Que é uma análise detalhada de todo conteúdo programático e documentos do curso de graduação para ver se é equivalente a um italiano. Maiores informações clicando aqui . É necessário se informar também  na universidade italiana de interesse.

- Se a validação é de um Doutorado, é preciso fazer a Equipollenza, o responsável é o Miur. Maiores informações clicando aqui.

É isso!
In  bocca al lupo!
Baci a tutti!




*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

37 comentários:

  1. Esclareceu bastante coisa!
    Tenho vontade de me especializar na Itália, mas estou vendo que é tudo bem complicado.

    Você sabe me dizer se as universidades oferecem cursos de idiomas, como nos eua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas universidades oferecem sim cursos, mas depende da universidade

      Excluir
  2. Me chamo matheus, eu faco o curso de sistemas de informacao (ligado a informatica) na federal de meu estado, ha alguma possibilidade de depois de formado ter reconhecimento da profissao na italia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! não encontrei sua profissão na lista das profissões possíveis de serem reconhecidas na Itália. Talvez melhor se informar no consulado italiano.
      http://www.cimea.it/default.aspx?IDC=112

      Excluir
  3. Bom dia Carla!!
    Sou fonoaudióloga e gostaria de saber se tenho que fazer alguma prova pra validar meu diploma na Itália. Outra dúvida é que pelo que percebi minha profissão é dividida em duas: terapeuta da fala e audiologista (é assim em vários paises). Como fica essa questão?
    Obrigada pela ajuda e parabens pelo site!!!
    Baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana, é uma área que não conheço, o melhor é se informar no consulado italiano ou diretamente no órgão que a reconhece. boa sorte. baci

      Excluir
  4. Boa noite. A profissão de professor na área de português, me daria a possibilidade de trabalhar por aí?

    ResponderExcluir
  5. Sou contador da Federal de Brasília. Consigo reconhecimento para exercer a profissão ou então um Mestrado?

    ResponderExcluir
  6. Caso seja reconhecida minha profissão de Contador. Qual o melhor lugar para exercê-la e ou estudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você precisa verificar no site do cimea, presente no post, se é possível reconhecer e qual órgão, se informe. O melhor lugar nao sei te dizer.

      Excluir
  7. Olá sou graduada em Pedagogia, tem possibilidade de execer-la a profissão? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você precisa verificar no site do cimea, presente no post, se é possível reconhecer e qual órgão, faça a pesquisa.

      Excluir
  8. Oi, sou estudante do último ano de Fisioterapia, essa validação custa muito caro? E demorar muito tudo isso?Essa validação é feita aqui no na Itália? Pretendo exercer minha profissão na Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gastar com traduções e a taxa do consulado (verificar valor atual no site), no Brasil. Para o reconhecimento na Italia consulte tbm eventuais taxas. Demora, mas não sei te dizer exatamente quanto.

      Excluir
  9. Sou formada e pós graduada em fisioterapia, gostaria de saber. Gostaria de saber como é o processo de legalização para atuar na Itália e quanto é o salário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja meus artigos referentes a legalização de documentos para exercer a profissão e também o artigo que fala dos salários por aqui. Tem tudo no blog.

      Excluir
  10. quero trabalhar com tecnico superior de radiologia na italia como faco ?

    ResponderExcluir
  11. Sou formada em Educação Fisica,sou Auxiliar de Enfermagem e tecnica em Física,tenho alguma chance de trabalho na Italia? tenho dupla cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente nenhuma das suas profissões são reconhecíveis para serem exercidas aqui.

      Excluir
  12. Quanto é o salário aproximadamente

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,
    Estamos pensando em. Os mudar para a Itália, temos aqui no Brasil uma empresa de fonoaudiologia hospitalar, como poderíamos atuar lá?

    ResponderExcluir
  14. Serviço social dá para validar na itItál?

    ResponderExcluir
  15. Olá sou Técnico em Optica e Optometria, é possível validação ou apenas com Bacharelado ??? Grato !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somente alguns técnicos são possíveis, consulte o cimea.it

      Excluir
  16. Sou engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, o reconhecimento destes títulos são somente através do ministério da justiça? O de segurança do trabalho (pós graduação) deverá ser feito em outro mistério? Tem uma empresa ou profissional para indicar e que possa nos auxiliar neste processo de reconhecimento, grato

    ResponderExcluir
  17. Perdão, informação complementar, sou cidadão italiano a mais de 28 anos

    ResponderExcluir
  18. Por favor me ajudaa!!
    Um Biomédico formado na aérea de Banco de sangue/Hematologia consegue trabalhar aí em hospitais ou Hemobancos?!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Estou prestes a me graduar em design de interiores, uma profissão que foi regulamentada recentemente.
    A regulamentação dessa profissão no Brasil equivale a Itália?
    Outra pergunta...
    Poderia fazer um post sobre essa área?
    Tenho planos de ir, mas não sei como é o mercado para o design de interiores por aí.

    Agradecida, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Ciao Carla, tudo bom?

    Suas postagens ajudam muito!
    Mas ainda tenho algumas dúvidas, voce pode me ajudar?
    Gostaria de saber se eu tiver a cidadania européia eu consigo evitar ter que fazer algum desses processos?
    Eu estou me mudando pra Roma no segundo semestre, e penso em fazer um curso profissionalizante lá. Por ser graduada aqui preciso fazer a validação dos meus estudos né? Mas preciso validar minha área de trabalho também? eu trabalho com RH.

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Dá para validar? Sou Bióloga

    ResponderExcluir
  22. obter materia para estudar para validar meu diploma de enfermagem

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)