03/03/2014

O desespero da crise

Aumenta a cada ano a taxa de suicídios italiana.
Atualmente, nos jornais, o que se vê são notícias do tipo:

- homem mata filho e esposa e se mata em seguida
- homem desempregado há 6 meses tira a vida
- mãe mata filha e depois se mata
- idoso mata esposa e depois se suicida.

Triste, muito triste.
Famílias destruídas em um momento de desespero.  
Segundo uma pesquisa, o endividamento é o motivo principal, em segundo lugar o desemprego (este que bateu recorde: 12,9%). E isso nos 4 cantos do país, de norte a sul.
 

Itália em crise. Assunto que vem sendo abordado e alertado já há alguns anos. 
Muitos não acreditam, acham que fazem alarmismo. 
Mas quando se lê as notícias, quando se sai à procura de emprego, é que se pode sentir realmente os efeitos dela, a tal crise.
Emprego até tem, mas com salários ridículos (alguns não chegam a 3,50 euros a hora), como faz um trabalhador a manter a família, com moradia e alimentação cada vez mais caras? 
Além dos contratos precários que não dão nenhuma segurança.


Pequenos empreendedores fechando, falindo. E não só eles. Tantas outras empresas. Por exemplo a Fiat, tecnicamente não é mais italiana, transferiu a sede para a Holanda, para evitar as altas taxas e impostos italianos. 
A Itália é um país rico. Bateu recorde no fim do ano com o turismo, fora agricultura que é outro forte. É um dos países europeus com mais taxas públicas, impostos. E para onde vai o dinheiro? 
Corrupção.. máfia... infelizmente.
E quando isso vai acabar?
Temos um novo Premier, o presidente del consiglio, Matteo Renzi, do PD,  sindaco e ex presidente da província de Firenze. É o mais jovem Premier da história italiana, tem 39 anos e é formado em Direito. E é a esperança de mudança. 


Renzi sempre me pareceu centrado e determinado em mudar. A começar das leis eleitorais, pois como escrevi uma vez por aqui, o presidente e o premier não são escolhidos pelo povo. E uma das propostas de Renzi era justamente mudar essas leis. 
Ele entrou sem eleições, mas nas circunstâncias, não tinha outro jeito. 
Foi criticado e tudo o mais. 
Mas agora que está no poder o que podemos fazer é torcer para que boas mudanças venham por aí. E ajude a "tirar a bota da lama" (literalmente??, rs).
Uma das suas propostas está um esquema anti corrupção e anti máfia (que movimenta mais de 60 bilhões de euros). 
Mas sobre as propostas, o ministério (50% são mulheres, caso raro!), conto mais para frente, com notícias de estão ou não ocorrendo mudanças no país após Renzi assumir "o comando".

Por hoje é só!
Baci a tutti!



*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

2 comentários:

  1. Uma situação que dá pena de ver! Itália tão linda chegando nesse ponto! bjs,chica

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)