07/04/2016

PiuCulture - Os imigrantes e os estereótipos: o ponto de vista de uma brasileira

Há alguns meses comecei um curso de Web Jornalismo, chamado Infomigranti, que é gratuito, entre um seleto grupo de estrangeiros jornalistas e não, selecionados pelo Intersos e a redação do jornal online PiuCulture

O jornal é focado no jornalismo social, principalmente no que diz respeito à imigração e à vida dos imigrantes no Municipio 2 de Roma. 

Estou aprendendo muito! Tanto na questão de escrever melhor, como editar e entrevistar! 

Há algumas semanas foi ao ar um artigo meu, na verdade parte dele, porém está lá!

Eu falei sobre estereótipos, e claro, entrevistei uma brasileira, por sinal amiga minha. 

Poder ler o artigo no original em italiano lá no PiuCulture, mas vou reproduzir a tradução aqui:




"Uma das barreiras culturais que os imigrantes enfrentam no exterior é a dos estereótipos, ou seja, visões simplificadas e muito compartilhadas sobre a etnia ou nacionalidade e, freqüentemente, com caricaturas exageradas e generalizadas. 

Simoni, uma jovem brasileira casada com italiano, vive em Roma há 7 anos. Ela sabia que vindo para a Itália teria que enfrentar alguns estereótipos. De fato, conta Simoni, o primeiro foi a questão do Samba. "A maioria dos italianos acreditam que todo mundo dança Samba e o tempo todo e, claro,  não é assim". 



Um outro estereótipo enfrentado aqui pela Simoni e, que a atingiu mais profundamente, é aquele da imagem da mulher brasileira "fácil, que sorri sempre, pouco vestida e por aí vai, é muito triste". Neste caso também pensa que esse preconceito seja devido ao Carnaval e à imagem da mídia che indica frequentemente o Brasil como uma meta do turismo sexual. "Algumas italianas nos olham num modo diferente ou com ciúmes e os homens se surpreendem se não sorrimos sempre pra eles".

Simoni porém não se intimida: "É triste mas basta se impor e demonstrar que estas opiniões são somente fruto da ignorância e, por sorte, nem todos pensam assim"."

Quando sairem outros artigos publicarei aqui também!

Sigam PiuCulture no Facebook, tem todos os tipos de dicas e informações para nós estrangeiros que estamos em Roma, inclusive cursos de italiano, eventos, etc. 

Baci a tutti!

Um comentário:

  1. Tudo depende de quem temos a sorte (ou o azar?) de conhecer. Se for um italiano viciado em canale 5 não podemos esperar comentários muito inteligentes sobre o Brasil (peço desculpas antecipadamente caso algum fã da Maria De Filippi leia esse comentário).
    Concordo com a Simoni: através de nossas ações, opiniões, demonstramos como realmente somos e quebramos estereótipos.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)