23/04/2016

Como continuar os estudos na Itália?

Segundo a Constituição Italiana:

"I minori stranieri comunque presenti sul territorio italiano hanno il diritto e il dovere all’istruzione; per essi valgono i principi di vigilanza sull’adempimento dell’obbligo scolastico. Le scuole pubbliche sono tenute ad accoglierli".

Portanto, todos os menores estrangeiros em idade escolar obrigatória (máximo 15 anos) presentes no território italiano têm o direito e dever de estudar (mesmo se tiver ilegal no país). As escolas públicas têm que lhes acolher!

Por isso, se você não terminou os estudos no Brasil e quer continuar estudando ao chegar na Itália, saiba que é possível (mesmo se você tiver mais de 15 anos, como falarei mais adiante).

Quem tem até 15 anos é só realizar a inscrição em uma escola, com os seguintes documentos:



• Certidão de nascimento;

• Permesso di soggiorno dos pais e do menor (se o menor não tiver, vai ser matriculado do mesmo jeito);

• Carteirinha de Vacinação;

• Certificados escolares (validados pelo Consulado Italiano).

Porém, toda essa documentação pode ser substituída (caso não se tenha em posse) por uma auto-certificação, feita na comuna. Pois, a ausência de um documento não pode ser relevado para impedir de integrar um menor nos estudos.

Os alunos são acolhidos em qualquer época do ano, não necessariamente precisa esperar iniciar o ano letivo (que aqui é em setembro). Se informar na comuna de residência qual a escola mais próxima para pegar maiores informações e apresentar inscrição.

Para os menores de 15 anos que comprovem entrada equivalente ao 2º ano de ensino médio, é prevista uma taxa de inscrição. Se tiver mais de 15 anos e com a documentação comprovando que tem já 9 anos ou mais de estudos, não será acolhido pela escola (exceto para portadores de deficiência, que são acolhidos obrigatóriamente até 18 anos completos).

Quem tem mais de 15 anos

Para quem tem cidadania italiana ou está na Itália legalmente, sob a tutela de um cidadão italiano, pode ter o reconhecimento dos títulos de estudos brasileiros para o inserimento à equivalente classe de estudos italiana ou, o reconhecimento do diploma superior completo. Quem não tem a cidadania, e tem mais de 15 anos, estudou por mais de 9 anos, pode ser acolhido pelos CTP's (Centri Territoriali Permanenti), funcionam como "supletivo" brasileiro. Podem frequentar os seguintes cursos (com duração de 1 a 2 anos, determinada pelo CTP escolhido) :

• Alfabetizzazione per adulti;

• Corsi sperimentali di scuola media.

Para o CTP, os documentos são:

• certidão de nascimento (podendo ser substituídos por passaporte ou carta d'identità);

• permesso di soggiorno.

Não é preciso apresentar documentação de estudos obtidos no Brasil, basta ser maior de 15 anos.

Para quem trabalha e gostaria de pegar um diploma equivalente ao ensino médio (fundamental para conseguir um bom emprego), pode se inscrever para estudar à noite nos Istituti Secondari di II grado. Porém tem que ter toda a documentação em ordem e provar que tem a Licenza Media (ou equivalente ensino fundamental completo).

Ficar sem estudar não é desculpa! Aproveite!

15 comentários:

  1. Vamos la....Sera que eu entendi ?? Minha filha tem anos, esta no 7 ano do ensino fundamental. Caso meu sonho se realize de ir embora para Itália, ela não precisa da cidadania para continuar os estudos?? Preciso juntar os documentos e valida-los junto ao consulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver documento ela terá o permesso por você, e mesmo se nao tivesse ela seria colocada em uma escola.

      Excluir
  2. uma dúvida vivo legalmente aqui na Itália e tenho no brasil o ensino fundamental completo e tô precisando da terza media aqui na Itália que seria o que no brasil ? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de saber estou indo para italia em agosto como turistas vou levar comigo meu filho de 16 anos e minha filha de 6 caso eu se nesse tempo eu me casar eles adquirem cidadania também e se eu for matricular eles em escola italiana como devo proceguir com documentos para o meu filho que esta cursando segundo grau ? Obrigada agurdo resposta Osvaldinamaria85@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comune de residencia encaminha os menores para a escola mais próxima. Duvidas por email sonhosnaitalia@gmail.com

      Excluir
  4. Ola,meu filho já terminou o ensino médio e deseja ingressar numa faculdade na Itália,também fui informafa que ele pode morar aqui pois sou casada com italiano e ele é menor de 21.Qual o procedimento a ser feito? Ele deverá retornar ao ensino médio ? Por quanto tempo já que teria que saber o idioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve entrar com o pedido de permesso familiar para ele, antes de entrar na universidade, se ele nao tiver 12 anos de estudos reconhecidos pelo consulado italiano (precisa fazer a declaração de valor) ele terá que fazer mais 2 anos de superior na italia.

      Excluir
  5. Boa tarde Carla, por gentileza me ajude, estou programando minha mudança definitiva para Itália em 2019, eu e minha filha somos cidadãs italianas, porém ela terá completado o primeiro ano do ensino médio, sendo que ela já estudou 9 anos do ensino fundamental, ela conseguirá ingressar direto no segundo ano do ensino médio na Itália, ou terá que iniciar novamente o ensino médio? Quantos anos ela teria que fazer na Itália para poder ingressar em uma universidade italiana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ingressar em uma universidade ela precisa ter 12 anos de estudos, ela precisara completar então.

      Excluir
  6. Olá Carla! Tudo bem? Tenho mais de 9 anos de estudos e gostaria fazer o ensino médio ou fundamental na Itália. Eu não tenho cidadania italiana e estou no Brasil. Será que é possível fazer a matricula nos CTP's ou Istituti Secondari di II grado mesmo estando no Brasil? Sei que para tirar o visto de estudante, é necessário a inscrição na instituição de ensino.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, estou indo em fevereiro de 2017 como turista, mas gostaria de saber como funciona o ensino superior na Itália. Visto que já estudo nutrição no Brasil mas tenho o desejo de aproveitar o que fiz aqui lá e terminar lá na Itália ao mesmo tempo. Isso é possível, espero o feedback.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é preciso fazer a equipollenza. Sobre como é o ensino superior pesquisa os artigos publicados a respeito na aba estudos.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...