27/04/2016

Cursar ensino superior na Itália é possível? O que é preciso?


Estudar em um outro país também é o sonho de muitos brasileiros.

Além de ser uma experiência enriquecedora é um up no currículo, com certeza.

Quer estudar na Itália? 


Veja o que é necessário de acordo com o nível de escolaridade.


Ensino médio completo

Quem concluiu o ensino médio no Brasil e quer fazer uma graduação na Itália é necessário validar os títulos de estudos pelo consulado italiano, para a obtenção da "Dichiarazione di Valore in Loco". Ou seja, uma declaração de valor, atestando que os documentos são originais e verdadeiros e, informando quantos anos de estudos foram completados no Brasil. Verificar no site do consulado os documentos necessários para o pedido da validação.

ATENÇÃO: É preciso ter no mínimo 12 anos de estudos validados! Portanto, o ideal é  cursar 1 ano de faculdade para completar os 12 anos exigidos pelo governo italiano. Chegando com 11 anos de estudos validados, será necessário fazer 2 anos de ensino superior (o ensino médio brasileiro), superar o exame de maturidade e ingressar na universidade.


Graduação iniciada no Brasil

Quem quer continuar os estudos, ou seja, cursou já alguns anos de graduação e quer continuar o mesmo curso, eliminando matérias, deve então pedir uma equipollenza na universidade que deseja estudar. Eles analisarão todo conteúdo já estudado e encaixarão no ano letivo correspondente, ou eliminarão algumas matérias.



Graduação concluída no Brasil

Quem já concluiu uma graduação e quer continuar os estudos fazendo uma pós-graduação na Itália, é necessária a Dichiarazione di Valore in Loco emitida pelo consulado, mas, dependendo da universidade e curso, podem pedir também a Equipollenza dos títulos, para ver se o título de graduação brasileiro é equivalente a um italiano. Maiores informações clicando aqui . É necessário se informar também na universidade italiana de interesse.

Ingresso em um doutorado

Quem quer ingressar em um doutorado na Itália, precisa também legalizar os diplomas brasileiros para a emissão tal Dichiarazione di Valore. Para a admissão em um doutorado, normalmente é preciso passar por um processo seletivo rigoroso, entre prova escrita, oral e análise curricular. Quase sempre é necessário ter um mestrado. Mas cada curso e cada universidade tem suas exigências e as exceções existem. Consulte as secretarias de estudantes internacionais das universidades para maiores informações.

Se o nível de escolaridade não é de nível superior ainda, saiba aqui como é possível continuar os estudos na Itália.
Saiba também como funciona a estrutura acadêmica italiana. 

In bocca al lupo!

8 comentários:

  1. Oi! tudo bem? é possivel vaòidar a pré-escola? Estou tentando mas é muito improvavel que consiga, alguém pode me dar uma dica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma época o consulado de SP estava aceitando a validação da pré-escola, mas parece que isso não é mais possível. Portanto, pra vir fazer faculdade aqui ou se faz 1 ano de faculdade no Brasil ou estuda 2 anos aqui.

      Excluir
  2. Olá
    Gostaria de fazer minha faculdade na Itália.Saberia me informa como faço para entrar em contato com a faculdade ou fazer algum "vestibular"? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, pra fazer faculdade aqui precisa ter comprovado e legalizado 12 anos de estudos. Procure na tag estudos os artigos que falam de busca de cursos e universidade e entre em contato para saber o processo seletivo e de inscrição.

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber se já estando na Itália é possível validar diplomas aqui ou se, ainda assim preciso enviar ao consulado.Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. validação de diplomas sempre no Brasil através do consulado italiano.

      Excluir
  4. ola, fiz dois anos de faculdade n Brasil, porém reprovei cadeiras , esses dois anos seriam válidos para concluir os 12 ans de estudos?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...