29/01/2017

Sonhos na Itália Assessoria


Sonhos na Itália Assessoria agradece a confiança!!

Mais um cliente realizando seu sonho na Itália.

Realize o seu também!



25/01/2017

O exame do líquido amniótico - Amniocentese

No artigo anterior falei sobre os exames invasivos e não-invasivos recomendados em uma gravidez aqui na Itália.

Hoje em particular, conto em detalhes sobre o Amniocentese, o exame do líquido amniótico. 

Esses exames são recomendados principalmente em mulheres com 35 anos ou mais e histórico de problemas genéticos na família.

Amniocentese


A amniocentese é um procedimento obstétrico que consiste na coleta de líquido amniótico para fins diagnósticos. A sua indicação mais habitual é para o rastreio de doenças genéticas do feto, como a síndrome de Down, ou de má-formações do tubo neural, como anencefalia ou espinha bífida.

Ano passado um casal de Mantova entrou com processo contra o médico ginecologista por negligência, por não os informar e orientar sobre os possíveis exames durante a gravidez (mesmo invasivos) para detectar o risco da criança nascer com Sindrome de Down e, portanto, neste caso, a possibilidade de abortar. A primogênita do casal nasceu com a síndrome e eles haviam deixado claro que não queriam ter um filho "malato" (doente, palavra usada por eles).

A época mais indicada para a realização da amniocentese é entre a 15ª e a 17ª semana de gravidez, fase em que já há relevante volume de líquido amniótico, mas o bebê ainda é pequeno, havendo menos risco da agulha atingi-lo.

18/01/2017

Exames invasivos e não, que são recomendados numa gravidez na Itália

Três exames (um não-invasivo e dois invasivos) e não obrigatórios (portanto pagos) são recomendados durante a gravidez aqui na Itália,são eles:

  • Bitest
  • Villocentesi 
  • Amniocentesi 

O Bitest ou duo-test, conhecido também como "test di screening",  é um teste não-invasivo e vem efetuado entre as semanas 11 e 14. Como o próprio nome diz, usa duas técnicas para principalmente diagnosticar a Síndrome de Down (porém, não é um teste decisivo e 100% verdadeiro, pois é baseado em dados estatísticos. O exame é pago e custa cerca 100 Euros.

16/01/2017

Gravidez e Pré-Natal

Descobri a gravidez, decidi ter o bebê, o próximo passo é começar o pré-natal, que inclui a consulta periódica ao ginecólogo e obstetra e uma bateria de exames. 

Quem encaminha para os primeiros passos de uma gravidez é o médico de família, que prescreverá os primeiros exames  a serem feitos e Ele-ela te encaminhará para um acompanhamento num hospital mais próximo da sua residência, no meu caso o Hospital San Giovanni. 

Pré-Natal

No Pré-Natal na região Lazio, onde moro, a primeira consulta com o ginecologista-obstetra é a pagamento (ticket, quando fiz aqui em Roma paguei cerca 35 euros), as demais consultas já pré-agendadas são gratuitas.


13/01/2017

Gravidez e aborto na Itália

No artigo anterior contei sobre a descoberta da minha gravidez. 
Falei do "pânico, terror e aflição" com a notícia e todas as coisas que passaram na minha cabeça. Inclusive sim,  por desespero e por desequilíbrio emocional, a opção do aborto, ato que é legalizado na Itália. 

Mas como funciona?

A Legislação italiana antes de 1978 colocava como crime a interrupção voluntária da gravidez (IVG), mas com a implementação da Lei 194, daquele ano, o aborto voluntário foi descriminalizado, podendo ser efetuado até o 3º mês de gestação em hospitais públicos italianos, e no 4º ou 5º mês em caso de natureza terapêutica (quando tem risco para a mãe, e na detecção de má formação e outras anomalias, inclusive quando se é detectada a possibilidade de Sindrome de Down).

Porém, a lei deixa bem clara a questão de que a IGV não é método de controle de natalidade, nem método contraceptivo. Toda gestante atendida na rede pública de saúde tem acompanhamento desde o início da gestação, apoio psicológico e médico, onde se esclarecem os direitos, deveres, benefícios, sugestões de apoio às gestantes com dificuldade financeira, situação familiar delicada, entre outros casos, tudo para evitar que a escolha seja o aborto, e que no fim, se a escolha da mulher for o de interromper a gestação, seja de uma forma totalmente consciente e segura.


09/01/2017

Estou grávida na Itália, e agora?

Ser mãe sempre foi um sonho meu. 
Mas um sonho que sempre quis planejar, tanto que cheguei aos 35 sempre adiando, esperando o melhor momento, profissionalmente, financeiramente, emocionalmente, enfim... 
Porém o destino uma hora me disse: Carla, não adianta, não foi porque você programou, mas sim porque não era hora! Agora chegou sua hora!

E lá me vi com a menstruação atrasada. Como foi possível? Tomei sempre tanto cuidado!
Comprei um exame destes de farmácia (existem milhões de tipos, inclusive o que informa de quantas semanas está grávida) e pronto.


Cá me descobri grávida!
E agora?

Pânico, terror e aflição, sim (sempre repito essas palavras ditas pro Elba Ramalho na gravação do O Grande Encontro, quem gosta?).
Sim, pânico, terror e aflição porque não planejei!
Porque estava em um relacionamento recente, depois de um ano e meio quase na "nova solteirice", depois de um relacionamento longo 12 anos (sem nunca engravidar...) ...
Porque estava (estou) terminando um doutorado, ou seja, sem emprego... 
Porque meu destino era ainda tão imprevisível: Itália--Brasil--desemprego--emprego--pós-doutorado...
E agora josé!?


02/01/2017

2017 e mais sonhos que se realizarão!!!

No meu Facebook pessoal publiquei no fim de ano um post falando sobre o que via por ali, a maioria das pessoas e "memes" só reclamando do ano de 2016. 
E eu, pessoalmente, não tenho nada a reclamar deste ano que passou. 

Apesar de não ter publicado muito no blog (foram só 46 artigos o ano todo), por conta da correria da vida, principalmente do doutorado, 2016 foi um ano muito produtivo para mim e prometo ainda publicar muita coisa do que aconteceu nele por aqui. 

2016 foi o ano que mais viajei: fui pra Dublin na Irlanda; Amsterdam, Zaandam, Zaanse Shans e Harlem na Holanda; Barcelona, Málaga, Granada, Cordoba, Sitges, Nerja, Ardales e Torremolinos na Espanha (com direito a um inédito topless kkkkk); Kaunas e Vilnius na Lituânia; viajei também dentro da Itália, e não faltou vontade de viajar mais! 



2016 foi também um ano de muitas amizades (novas e velhas), muitas risadas, muita diversão, muito samba, muita música, muitos encontros e reencontros (além dos desencontros).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...