07/12/2010

Giorni Festivi in Italia - Feriados

                      Hoje é feriado em Milão e amanhã em toda a Itália. Como estou há pouco aqui, ainda não me acostumei com as datas e nunca sei quando e porque é feriado. Então resolvi escrever esse post hoje, com um calendário dos feriados oficiais da Itália, para 2011 e os feriados só de Milão.

Feriados na Itália 2011


              Vamos lá então:

 - 1º de Janeiro - Capodanno - Ano-Novo : A tradição italiana prevê uma série de rituais supersticiosos para o ano novo, como se vestir como lingerie de cor vermelha, jogar pela janela objetos velhos ou que não se utiliza mais (costume esse quase completamente abandonado) e comer lentilhas no jantar em 31 de dezembro como um presságio de riqueza para o novo ano e, uma outra tradição envolve beijar sob o visco como um sinal de bom presságio.



-  6 de Janeiro - Epifania - O nome deriva de uma palavra grega que significa "revelação".  Assim, nesta data, na verdade, o bebê Jesus é o Filho de Deus revelada aos três Reis Magos, Baltazar, Melchior e Gaspar, os três homens sábios que vieram do Oriente a seguir o cometa. A tradição diz que em 06 de janeiro chega  para todas as crianças a Befana, que traz presentes e doces. Hoje em dia, a Befana é uma festa para as crianças que deixam suas meias presas na chaminé ou na janela para a passagem da Boa Bruxa que levam a elas doces, bombons, joguinhos ou carvão.  A Befana tradicional leva laranjas, nozes, pequenos doces caseiros e carvão. Para quem não sabe, o carvão é sempre dado àquelas crianças que foram más durante o ano que se passou ou àquelas que desobedecem aos pais. Hoje, o carvão dado é de açúcar com a forma de carvão, porém continua a ser carvão, demonstrando que a tradição da Befana não é só uma festa que se dá doces etc., mas é também uma maneira de educar as crianças. No Brasil, neste dia festeja-se o Dia de Reis, o festejo chama-se Folia de Reis, porém é uma tradição que está desaparecendo com o tempo.



- 6 de Março - Carnevale - O Carnaval - O carnaval é comemorado no domingo. As ruas se colorem com desfiles de máscaras, fantasias e tudo o mais.


- 24 de Abril - Pasqua - Celebração da Ressurreição de Cristo. Do ponto de vista das festas, sem considerar a celebração religiosa, a Páscoa é celebrada muito como o Natal, mas nesta festa há três símbolos diferentes: o cordeiro, que se refere à crucificação de Jesus e os docesvde Páscoa a colomba e o ovo de páscoa são os mais famosos, que estão associados diretamente ao feriado de Páscoa.


- 25 de Abril - Segunda de Páscoa (Pasquetta) e Festa della Liberazione - Em 25 de abril se comemora o "aniversário" da libertação da Itália do exército de ocupação alemã e do governo fascista ocorrida em 1945.


- 1º de Maio - Festa del Lavoro - Como o dia do Trabalho no Brasil. 


- 2 de Junho - Festa della Reppublica Italia - Comemoração do nascimento da República Italiana, em 1948.


- 13 de Junho - Lunedì di Pentecoste - é comemorado somente em algumas regiões da Itália.

- 15 de Agosto - L'assunzione di Maria - Uma data católica, na qual se comemora a ida de Maria ao céu, após ter concluído o curso na vida Terrena. E é nessa data também que inicia as férias de verão, o Ferragosto.


- 1º de Novembro - Ognissanti - Dia de todos os Santos - Uma celebração à todos os santos e aos mortos.


- 8 de Dezembro - Immacolata Concezione - Proclamada pelo Papa Pio IX em 1854, que afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante da sua concepção .


- 25 de Dezembro - Natale - O Natal. O Natal é a festa principal do ano. Dia na tradição popular que foi ligado ao encerramento de um ciclo sazonal e da abertura do novo ciclo.O grupo pertence ao ano litúrgico cristão, que comemora o nascimento de Jesus Cristo, que no cristianismo ocidental cai em 25 de dezembro, enquanto no cristianismo oriental é comemorado 06 de janeiro. O nascimento de Jesus é rastreado 10-4 aC A festa de Natal não é imediatamente introduzida como um cristão, mas se esperou a chegada do século IV, o Império Romano e, posteriormente, nas áreas do Oriente. A festa cristã se confunde com a tradição popular. Antes o Natal era a festa do fogo e do sol, porque nesse período é o solstício de inverno, que é o dia mais curto do ano, e a partir desta data os dias começam a alongar. Como no Brasil, na Itália tem a árvore de Natal, o Papai Noel (Babbo Natale) e o Panetone. Além do Pandoro e o Tronco de Natal.




- 26 de Dezembro - Santo Stefano - 26 de dezembro é o 360 º dia do calendário gregoriano (361 º em anos bissextos ). Faltando cinco dias para o fim do ano. A celebração litúrgica de Santo Estêvão está agendada para 26 de dezembro, logo após o Natal, porque nos dias seguintes ao nascimento do Filho de Deus, foram colocados no "comites Christi", que é o mais próximo em sua jornada terrena e os primeiros a testemunhar o martírio. Então é 26 de dezembro Santo Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo.


                    E é isso! Agora em Milão tem mais 4 feriados que são:

- 18 março - 22 março: Comemoração da revolução de 1848 ou o cinco dias de Milão.
- 25 de abril: a libertação de Milão, da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
- 7 de dezembro: Festa de Santo Ambrósio (Festa di Sant'Ambrogio).
- 12 de dezembro: Comemoração dos atentados a Piazza Navona.

                   Baci! E bom feriado!

6 comentários:

  1. Que legal... alguns eu não sabia... Gostei do post...
    Abbraccio

    ResponderExcluir
  2. quantas festas neh carla? depois falam da gente que temos mtos feriados.. kkkk beijos

    ResponderExcluir
  3. Carla
    Muito legal o teu post, eu tb nunca sei o que estamos comemorando.
    Um abraòo

    ResponderExcluir
  4. Otimo post! Com certeza mt necessario! bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla.

    Gostei do seu post. Muitos feriados são bem diferentes mesmo!

    Bjs.
    Elvira

    http://evipensieri.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)