05/04/2013

Itália e a situação política atual

Aproveito hoje para compartilhar com vocês um artigo que meu marido escreveu lá no Benvenuti Cidadania Italiana, como colaborador. 

O assunto é sério, a situação política italiana atual. 

Deixo aqui uma prévia e no final tem o link para ir pro blog do Benvenuti Cidadania Italiana, ok?

"
Como falar da atual situação política italiana em poucas palavras sem ser muito superficial? Essa é a pergunta que me atormenta. Porque a política italiana olhada de fora da Itália parece um caos. Ninguém consegue entender algumas dinâmicas nem mesmo os italianos. Esse fator da incompreensibilidade fez com que muitos eleitores tradicionalmente de direita ou de esquerda mudassem rumo. Um momento, tento explicar algumas coisas básicas.

1)Itália é um pais com um sistema parlamentar de “bicamarismo imperfeito”, isso quer dizer: na câmara dos deputados quem tem maioria ganha um prêmio de mais cadeiras para garantir uma maioria sólida; e ao senado o número de senadores é baseado pela número de votos de cada região. 




2)A Itália depois da primeira República foi pensada em um sistema político bipolar a Estados Unidos (esquerda PD e direita PDL), atualmente Luigi Bersani com a Esquerda e Silvio Berlusconi com a Direita.

3)A primeira república acabou com um grande escândalo político de corrupção que envolvia quase todos os partidos da época, foi naquele cenário que surgiu Berlusconi como o salvador. Isso em 1994. Daquela época até agora é ele o grande personagem da vida política italiana...... "



Para continuar lendo, clique aqui.

Baci a tutti!

Um comentário:

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)