04/04/2013

Visto de estudante - pedido para familiares

Olá!

Estou sempre em dúvidas do que postar aqui, mas já que estou recebendo muitas dúvidas por email sobre o visto de estudantes e como pedir para marido ou filhos, então vou explicar brevemente aqui.

Muita gente tá vindo estudar na Itália e quer saber: como fazer quando se é casada (o) ou com filhos?

Bem, existe a coisa da "unidade familiar", por isso o direito de extender o visto (Permesso di soggiorno) ao conjuge e/ou filhos.

Basta, em solo italiano, procurar a Prefettura, no "Sportello Unico per l'immigrazione" e pedir a "nulla osta per il ricongiungimento familiare".




O "Permesso di Soggiorno per motivi di ricongiungimento familiare" é extensível nos casos:

- ao conjuge, não separado legalmente
-  aos filhos menores desde que com o consentimento de ambos os genitores
-  filhos maiores dependentes por motivos de invalidez comprovada 
- pais maiores de 60 anos, que não tenham outros filhos e que são totalmente dependentes por motivo de saúde ou invalidez comprovada.

Maiores informações:

34 comentários:

  1. boa tarde amigo! Minha esposa enviou o kit giallo e seu appuntamento ficou para o dia 23 de agosto. Eu procuro a prefettura depois que ela ter o permesso em mãos ou posso procurar a qualquer momento? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode procurar ja para obter informações, mas acredito que só com o dela em mãos pode dar entrada no seu.. mas o melhor é ir e se informar. boa sorte

      Excluir
  2. Carla, eu me casei no Brasil com um descendente de italiano e agora estou indo sozinha para italia para pegar o permisso.. vc sabe se meu parcero tem q ir comigo? Ou posso solicitar sozinha ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem que ir junto. E os dois precisam de residencia na italia, morar juntos pois vai o oficial confirmar residencia, ver se sao casados, se moram juntos, etc.

      Excluir
    2. Olá Carla, tudo bem?
      Muito bom o seu post. Estou exatamente nessa situação (vou para a Italia via CsF e pretendo levar minha esposa).

      Você conhece alguém nesta situação que conseguiu o visto. Estou perguntando porque conversei com 2 pessoas que levaram conjugue ou filho e ambos tiveram o visto para os familiares negados pela policia italiana.

      Obrigado pela ajuda

      Excluir
  3. Olá Carla, muito bom o seu post. Estou exatamente nesta situação (vou para a Italia via CsF e pretendo levar minha esposa).
    Você conhece alguém em situação similar que conseguiu o visto para o conjuguê na Italia (conversei com 2 pessoas e ambas tiveram o visto do cônjugue e filhos negados)

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que consegue! vc vem primeiro e pede a nulla osta na preffetura e com este la no brasil ela pede no consulado o visto . veja os links e se informe no consulado qdo fizer o seu visto tbm

      Excluir
  4. Olá Carla!
    Suas respostas foram bastante esclarecedoras, mas ainda tenho uma dúvida, pois estarei em situação similar ano que vem: É possível que meu marido vá comigo à Itália como turista e lá eu procure a prefettura pra pedir a nulla osta e então ele entre com o pedido de visto? Ele deve retornar ao Brasil para finalizar esse processo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente, no procedimento atual, vc deve vir primeiro, daí vc pede a nulla osta pra ele, e dele do brasil entra com o visto e depois vem.

      Excluir
  5. Oi Carla, tb gostaria da tua ajuda. Estou analisando uma oportunidade de fazer o doc sanduiche em Udine, pelo PDSE, buscando informações antes de decidir. Tenho marido e filhos, sem eles não irei.
    Bom, como ainda estou por fora, queria saber: então é complicado todos irmos juntos para lá, mesmo se já tiver sido providenciada residência? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, entao, vc tem que vir primeiro ja com o seu visto, pedir a nulla osta deles, e dai do brasil eles pedem o visto de estudos estendidos para eles tbm. Nao ha outra forma.

      Excluir
  6. Olá carla!
    Quanto tempo leva para conseguir o nulla osta? E tendo o nulla osta em mãos, quanto tempo leva p/ conseguir o visto no Brasil?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe-me mas não tenho essas informações. Se informe no consulado. Ciao

      Excluir
  7. Oi Carla no caso de filho menor se eu tiver o visto, existe diferença posso levar minha filha ou terei que ir primeiro e solicitar o nulla osta para busca-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que possa ir com você, se informe no consulado quando for pedir seu visto.

      Excluir
  8. Carla tudo bem? Poderíamos conversar por Skype para tirar algumas duvidas? Vou para ficar 4 meses e comigo vai minha filha de 5 anos e minha mãe para cuidar dela enquanto estiver na universidade. Vou com bolsa de estudante. Recebi várias informações quanto à questão delas permanecerem ou não neste prazo. O que devo fazer? Podemos nos falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tiro dúvidas por skype, se quiser me escreva no sonhosnaitalia@gmail.com ou por mensagem da pagina facebook. Sua filha você pode levar sua mae só se ela tiver mais de 60 anos e mais nenhum filho que possa sustenta-la. Como diz no artigo.

      Excluir
  9. Olá Carla preciso muito da sua ajuda!
    Então, eu sou casada com um italiano e vivo na Itália, atualmente com o permesso di soggiorno, esse mês dei entrada na minha cidadania italiana.
    Eu queria muito trazer o meu irmão de 18 anos para vir morar aqui comigo e estudar, como faço para obter um permesso para ele? Visto de estudante? Ou por motivo familiar? Posso fazer tudo pela a Itália ou deve ser feito pelo o Brasil?
    Agradeço desde já pela a sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE você nao tem ainda a cidadania italiana, ele nao consegue vir por motivo familiar, a opção entao é por visto de estudante, pedido no brasil e depois pedido do permesso na itália .

      Excluir
  10. Olá Carla,entrei na Itália com visto de turista faz 1 mês e meio, vou me casar em maio com um italiano e estou estudando italiano aqui, a escola me forneceu um certificado de frequência e disse que posso pedir o permess, entrei em contato com um sindicato mas eles disseram que não tem como me ajudar pq entrei como turista, como faço para conseguir um permesso para me manter aqui? Saberia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente já estando na italia não é possível.

      Excluir
  11. Oi Carla! Era a informação que eu precisava! Minha esposa vai para Itália para estudar italiano e solicitar sua Cidadania, para, em seguida, eu ir para lá. Você saberia me dizer se, eu, obtendo o permesso di soggiorno, posso trabalhar normalmente ou há algum empecilho para trabalhar quem possui esta modalidade de permissão? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá trabalhar normalmente. Boa sorte.

      Excluir
  12. Olá Carla,

    Eu vim com minha esposa e filho com visto de estudante. Eu tenho visto mas eles entraram como turista.

    Tenho que enviar dois kit giallo? Ou somente um? Ela pode pedir a nulla os tá estando na Itália como turista? Estou desesperado. Vim assim pois outros me indicaram e o cônsul italiano no Brasil disse que o deles era aqui na Itália.

    Muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o procedimento que conheço é aquele q eles teriam q pedir ainda estando no brasil

      Excluir
  13. ola carla estou indo pra italia ficar 6 meses,na casa do meu noivo como faço pra permanecer legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não é casada ainda, nao tem forma de ir legalmente.

      Excluir
    2. quis dizer ficar legalmente mais de 3 meses.

      Excluir
  14. Olá, eu e minha família estamos indo com visto de estudo de 6 meses, posso comprar um imóvel e pedir residência elletiva?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim se puderem comprovar renda suficiente

      Excluir
  15. Carla, minha filha, de 19 anos, tem dupla cidadania. O pai dela é italiano. Eu não convivo mais com ele. Ela está pensando em ir para a Europa. Eu, como mãe dela, tenho direito a permanência na Europa, tal como ele tem aqui no Brasil pelo fato de ter uma filha brasileira?
    Aguardo resposta.
    Abraços e obrigada.
    Rozineide

    ResponderExcluir
  16. Carla Boa Noite... Excelentes informacoes parabens pelo conteúdo... =D
    Minha duvida é, minha esposa ira com visto de estudante para a italia. Para que nossa filha possa ir junto com ela, eu tenho que fazer conforme disse neste post? Se eu entendi direito ela entra com o visto de estudante e minha filha com o de turista e já estando na itália ela solicita a permissão é isso?

    Muito obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao, ela tem q vir primeiro e pedir o nada consta dela. leia os links do artigo

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...