04/04/2013

Visto de estudante - pedido para familiares

Olá!

Estou sempre em dúvidas do que postar aqui, mas já que estou recebendo muitas dúvidas por email sobre o visto de estudantes e como pedir para marido ou filhos, então vou explicar brevemente aqui.

Muita gente tá vindo estudar na Itália e quer saber: como fazer quando se é casada (o) ou com filhos?

Bem, existe a coisa da "unidade familiar", por isso o direito de extender o visto (Permesso di soggiorno) ao conjuge e/ou filhos.

Basta, em solo italiano, procurar a Prefettura, no "Sportello Unico per l'immigrazione" e pedir a "nulla osta per il ricongiungimento familiare".




O "Permesso di Soggiorno per motivi di ricongiungimento familiare" é extensível nos casos:

- ao conjuge, não separado legalmente
-  aos filhos menores desde que com o consentimento de ambos os genitores
-  filhos maiores dependentes por motivos de invalidez comprovada 
- pais maiores de 60 anos, que não tenham outros filhos e que são totalmente dependentes por motivo de saúde ou invalidez comprovada.

Maiores informações:

53 comentários:

  1. boa tarde amigo! Minha esposa enviou o kit giallo e seu appuntamento ficou para o dia 23 de agosto. Eu procuro a prefettura depois que ela ter o permesso em mãos ou posso procurar a qualquer momento? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode procurar ja para obter informações, mas acredito que só com o dela em mãos pode dar entrada no seu.. mas o melhor é ir e se informar. boa sorte

      Excluir
  2. Carla, eu me casei no Brasil com um descendente de italiano e agora estou indo sozinha para italia para pegar o permisso.. vc sabe se meu parcero tem q ir comigo? Ou posso solicitar sozinha ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem que ir junto. E os dois precisam de residencia na italia, morar juntos pois vai o oficial confirmar residencia, ver se sao casados, se moram juntos, etc.

      Excluir
    2. Olá Carla, tudo bem?
      Muito bom o seu post. Estou exatamente nessa situação (vou para a Italia via CsF e pretendo levar minha esposa).

      Você conhece alguém nesta situação que conseguiu o visto. Estou perguntando porque conversei com 2 pessoas que levaram conjugue ou filho e ambos tiveram o visto para os familiares negados pela policia italiana.

      Obrigado pela ajuda

      Excluir
  3. Olá Carla, muito bom o seu post. Estou exatamente nesta situação (vou para a Italia via CsF e pretendo levar minha esposa).
    Você conhece alguém em situação similar que conseguiu o visto para o conjuguê na Italia (conversei com 2 pessoas e ambas tiveram o visto do cônjugue e filhos negados)

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que consegue! vc vem primeiro e pede a nulla osta na preffetura e com este la no brasil ela pede no consulado o visto . veja os links e se informe no consulado qdo fizer o seu visto tbm

      Excluir
  4. Olá Carla!
    Suas respostas foram bastante esclarecedoras, mas ainda tenho uma dúvida, pois estarei em situação similar ano que vem: É possível que meu marido vá comigo à Itália como turista e lá eu procure a prefettura pra pedir a nulla osta e então ele entre com o pedido de visto? Ele deve retornar ao Brasil para finalizar esse processo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente, no procedimento atual, vc deve vir primeiro, daí vc pede a nulla osta pra ele, e dele do brasil entra com o visto e depois vem.

      Excluir
  5. Oi Carla, tb gostaria da tua ajuda. Estou analisando uma oportunidade de fazer o doc sanduiche em Udine, pelo PDSE, buscando informações antes de decidir. Tenho marido e filhos, sem eles não irei.
    Bom, como ainda estou por fora, queria saber: então é complicado todos irmos juntos para lá, mesmo se já tiver sido providenciada residência? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, entao, vc tem que vir primeiro ja com o seu visto, pedir a nulla osta deles, e dai do brasil eles pedem o visto de estudos estendidos para eles tbm. Nao ha outra forma.

      Excluir
  6. Olá carla!
    Quanto tempo leva para conseguir o nulla osta? E tendo o nulla osta em mãos, quanto tempo leva p/ conseguir o visto no Brasil?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe-me mas não tenho essas informações. Se informe no consulado. Ciao

      Excluir
  7. Oi Carla no caso de filho menor se eu tiver o visto, existe diferença posso levar minha filha ou terei que ir primeiro e solicitar o nulla osta para busca-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que possa ir com você, se informe no consulado quando for pedir seu visto.

      Excluir
  8. Carla tudo bem? Poderíamos conversar por Skype para tirar algumas duvidas? Vou para ficar 4 meses e comigo vai minha filha de 5 anos e minha mãe para cuidar dela enquanto estiver na universidade. Vou com bolsa de estudante. Recebi várias informações quanto à questão delas permanecerem ou não neste prazo. O que devo fazer? Podemos nos falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tiro dúvidas por skype, se quiser me escreva no sonhosnaitalia@gmail.com ou por mensagem da pagina facebook. Sua filha você pode levar sua mae só se ela tiver mais de 60 anos e mais nenhum filho que possa sustenta-la. Como diz no artigo.

      Excluir
  9. Olá Carla preciso muito da sua ajuda!
    Então, eu sou casada com um italiano e vivo na Itália, atualmente com o permesso di soggiorno, esse mês dei entrada na minha cidadania italiana.
    Eu queria muito trazer o meu irmão de 18 anos para vir morar aqui comigo e estudar, como faço para obter um permesso para ele? Visto de estudante? Ou por motivo familiar? Posso fazer tudo pela a Itália ou deve ser feito pelo o Brasil?
    Agradeço desde já pela a sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE você nao tem ainda a cidadania italiana, ele nao consegue vir por motivo familiar, a opção entao é por visto de estudante, pedido no brasil e depois pedido do permesso na itália .

      Excluir
  10. Olá Carla,entrei na Itália com visto de turista faz 1 mês e meio, vou me casar em maio com um italiano e estou estudando italiano aqui, a escola me forneceu um certificado de frequência e disse que posso pedir o permess, entrei em contato com um sindicato mas eles disseram que não tem como me ajudar pq entrei como turista, como faço para conseguir um permesso para me manter aqui? Saberia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente já estando na italia não é possível.

      Excluir
  11. Poderá trabalhar normalmente. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. Olá Carla,

    Eu vim com minha esposa e filho com visto de estudante. Eu tenho visto mas eles entraram como turista.

    Tenho que enviar dois kit giallo? Ou somente um? Ela pode pedir a nulla os tá estando na Itália como turista? Estou desesperado. Vim assim pois outros me indicaram e o cônsul italiano no Brasil disse que o deles era aqui na Itália.

    Muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o procedimento que conheço é aquele q eles teriam q pedir ainda estando no brasil

      Excluir
    2. Boa tarde, eu passei recetemente por processo semelhante, você pode requisitar junto a Questura da cidade que você o pedido de Coesione Familiare, que é semelhate ao recongirumento, mas no caso da Coesione pode ser pedida na Itália mesmo que sua família não tenha visto. Mas você vai precisar já estar com o seu permisso de muito documento, como a certidão de casamento traduzida e apostilada.

      Excluir
    3. Renato,

      Eu posso então ir com meu permisso de soggiorno e minha esposa como turista e lá fazer o pedido de Coesione Familiare? Você tem todos os procedimentos? Muito obrigado

      Excluir
    4. Oi Renato, td bem? Como conseguiu? meu marido vai agora com visto sportista e nos disseram que eu e meu filho so poderiamos ir depois que ele desse entrada la e nós aqui... será que consigo então indo com ele e dando entrada diretamente lá?

      Excluir
    5. Boa noite Renato. Estarei indo pra Itália ano que vem ficar 6 meses enquanto estudante de doutorado. Pelo que entendi então, minha esposa deve ir como turista e fazer o pedido de Coesione Familiare depois que chegarmos ?

      Excluir
  13. ola carla estou indo pra italia ficar 6 meses,na casa do meu noivo como faço pra permanecer legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não é casada ainda, nao tem forma de ir legalmente.

      Excluir
    2. quis dizer ficar legalmente mais de 3 meses.

      Excluir
  14. Olá, eu e minha família estamos indo com visto de estudo de 6 meses, posso comprar um imóvel e pedir residência elletiva?.

    ResponderExcluir
  15. Carla, minha filha, de 19 anos, tem dupla cidadania. O pai dela é italiano. Eu não convivo mais com ele. Ela está pensando em ir para a Europa. Eu, como mãe dela, tenho direito a permanência na Europa, tal como ele tem aqui no Brasil pelo fato de ter uma filha brasileira?
    Aguardo resposta.
    Abraços e obrigada.
    Rozineide

    ResponderExcluir
  16. Carla Boa Noite... Excelentes informacoes parabens pelo conteúdo... =D
    Minha duvida é, minha esposa ira com visto de estudante para a italia. Para que nossa filha possa ir junto com ela, eu tenho que fazer conforme disse neste post? Se eu entendi direito ela entra com o visto de estudante e minha filha com o de turista e já estando na itália ela solicita a permissão é isso?

    Muito obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao, ela tem q vir primeiro e pedir o nada consta dela. leia os links do artigo

      Excluir
  17. Olá!
    Estamos numa dúvida grande do que fazer.
    Meu esposo já mora na Itália tem mais de 1 ano e já conseguiu o Permesso e Cidadãnia.... nós eu como esposa e 2 filhos um de menor e uma de maior,já temos o passaporte . Qual o próximo passo para irmos e ficarmos por lá na Itália?

    ResponderExcluir
  18. carla sou cidadão italiano, posso conseguir o permesso para minha mãe? e precisa de qual documentos dela?

    ResponderExcluir
  19. OI,
    Estou indo como pesquisador para Roma passar 180 dias. Com visto de pesquisador.
    Como faço com o visto da minha esposa, ninguém me da informações..???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação, é muito ruim não ter informações! Você conseguiu? Se sim, pode me ajudar por favor ?

      Excluir
  20. Sou brasileiro e estou querendo ir embora para Itália,tenho onde ficar quando chegar lá e fora isso minha mãe está lá por tempo indeterminado legalmente,quero saber se posso ir para Itália como turista e pedir permesso quando estiver lá .
    E quero saber se depois consigo levar esposa e filho para lá.

    ResponderExcluir
  21. Olá Carla estou querendo ir para Itália definitivamente não sou descendente de italiano, mas minha mãe está lá legalmente a 10 anos .
    Eu gostaria de saber se posso ir como turista e chegando lá vou atrás do permesso di soggiorno .
    Ou tenho q pedir o visto aqui no Brasil.
    E também quero saber se depois q estiver legal lá consigo levar minha esposa e filho .
    E oq tenho q fazer para q fiquem de maneira legal lá .

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    Estou indo para Roma fazer pós-doutorado, com bolsa do CNPQ. Com visto de estudante. Meu esposo vai comigo com visto de turista. Traduzimos e apostilamos a certidao de casamento.
    Chegando la vou solicitar meu permesso, mas e do meu esposo? Solicito junto, espero o meu chegar? So quero que ele fique mais 3 meses comigo.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Carla! Meu esposo foi convidado por empresa para trabalhar em Milão. Eles estão providenciando o visto de trabalho para ele e os documentos necessários para mim e nosso bebê. Porém, quero levar minha mãe, que é viúva e cuida do nosso filho desde recém nascido. Além disso, sou filha única e, mesmo que eu imaginasse deixar minha mãe, os parentes dela, que vivem há trezentos quilômetros de nossa casa, tem suas famílias para cuidar. Tu achas que conseguimos o permesso dela? Ela teria de ficar por três meses só? Desde já, obrigada, um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Carla!
    Iremos pra Itália pro meu marido tirar a cidadania dele e do nosso filho de 04 anos. Mas como iremos os 3 juntos, e tbm pelo fato de só depois dele conseguir a dele, que poderei pedir a minha cidadania italiana de cônjuge.
    O nosso plano seria fazer um curso de Italiano nesse tempo que iremos ficar lá, que pode passar de 1 ano (já que será a cidadania dele e só depois a minha). E com isso pedir o Visto de Estudante.
    Você sabe me dizer se nós 2 (os pais) tendo Visto de Estudante, o nosso filho de 04 anos teria algum problema? Ele teria direito a escola?

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Caral minha irmã é casada com italiano, mora na Itália a 20 anos e a 15 tem cidadania tem residência própria tem emprego, eu tenho 28 anos ela quer que eu vá morar com ela, você saberia me informa qual o procedimento que devo fazer? Brigado

    ResponderExcluir
  26. Tenho um filho de 06 anos matriculado na escola, posso pedir meu permesso através dele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ele for cidadão italiano sim, caso contrário não

      Excluir
  27. Com relação a pergunta q fiz acima, eu vim c a família pra fazer meu processo de cidadania, porém o oficial da Comune solicitou q retificasse algumas certidões, já dei entrada através de um advogado no Brasil, e meu visto vence agora dia 26, o q eu posso fazer é como fazer pra continuar aqui na Itália legalmente, obrigado

    ResponderExcluir
  28. se o comune nao aceitou o processo te permitindo pedir um permesso di attesa cittadinanza, infelizmente nada tem a ser feito

    ResponderExcluir
  29. Oi Carla! Sou casada e estou indo para a Itália com visto de estudante. Como posso proceder com o meu esposo? Eu vou primeiro e ele vai depois ou podemos ir juntos e lá ele solicita a mudança de status?
    Obrigada!
    Mikaella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mikaella, estou na mesma situação que você. Conseguiu levar seu marido? como fez?

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)