21/01/2011

Perder o passaporte: um transtorno!

                  Esses dias atrás passei um apuro! Ou um quase apuro! Me dei conta que meu passaporte não estava na minha bolsa, e ele sempre está lá, junto com meu Permesso. Logo pensei: perdi, e agora???! 


                A primeira coisa que fiz: pensar em quais lugares passei e abri a bolsa, onde ele poderia ter caído, etc e tal. E assim, resolvi que procuraria nas estações de trem que ando para ir ao trabalho, na farmácia que eu havia ido, e revirar um pouco em casa também. Tudo isso, antes de fazer o boletim de ocorrência na Polizia Locale.
                 Pânico, claro! E se eu não achar??? E se tiver que tirar outro??? O que fazer???
                 Por sorte minha, eu havia deixado cair na farmácia da estação Milano Garibaldi, e eles entregaram para o posto policial daquela estação. U:fa!!!
              Quando fui lá retirar, eles já estavam com meu endereço, meus dados e tudo o mais! Então, concluí, que se eu não o encontrasse, eles me encontrariam para devolver! Ótimo, isso é primeiro mundo, será que no Brasil seria a mesma coisa? hahaha
                 E se eu não tivesse encontrado? Se eu tivesse perdido na rua, lugares assim que talvez nunca mais encontrasse?? Bem, eu teria que fazer um boletim de ocorrência na Polizia Locale e, em seguida, ir ao Consulado Brasileiro em Milão, com meu RG brasileiro e com situação eleitoral regularizada. Talvez pagar algumas taxas de nova emissão e, esperar! 
                  Mas graças à Deus, Santo Antônio e outros, encontrei meu passaporte (é, tive que pedir ajuda né? hahaha).
                  E assim, um alívio total. E nada de andar com passaporte, só cópia. Até agora ninguém me parou mesmo para pedir documentos, né?
                   Um beijo a todos! 
                    

        
                        

14 comentários:

  1. Oi Carla.

    Infelizmente, se fosse no Brasil, "já era"!
    Que bom que você encontrou.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu perdi meu passaporte dentro do aeroporto de Brasilia, umas 2h antes de pegar o vôo pra kkk Graças a Deus, a moça do microfone me chamou e disse que alguem o tinha encontrado e levado lá pra ela. Deus é mais :D

      Excluir
  2. oi carla!
    que bom que vc achou porque eu morreria!
    ainda bem que nunca nem passei por esse apuro. com ele eu redobro a atencao!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Carlinha,

    Que bom q deu tudo certo!!!
    Um dos meus medos é esta questão de perder passaporte pq é literalmente um transtorno o.O'
    Se pudesse colava com super bonder na perna kkkkkkkk

    Beijosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Carla,

    Não sabia que precisa andar com o passaporte se você tem o "Permesso di Soggiorno". O permesso só não basta?

    ResponderExcluir
  5. Verdade Elvira, Rê e Aline. Beijos pra vcs tbm.
    Olá Allan, sabe que eu não andava aí alguém me disse que era melhor, ainda mais porque mostrar o Permesso, aquele papel enorme é incômodo demais. Mas agora não ando mais. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Carla
    Que susto!
    Ainda bem que o final foi feliz.
    É estamos mesmo no primeiro mundo. Infelizmente se vc perdesse a sua carteira de identidade no Brasil, dificilmente alguém a devolveria. Aqui eles já têm até o procedimento de entregar a polícia, lá nem polícia, muitas vezes temos >(

    ResponderExcluir
  7. Menos mal!
    Por essas e outras que é melhor deixar o passaporte quieto. Até porque regularizar a situação eleitoral para quem mora no exterior não é da noite para o dia! Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla, ano passado minha filha perdeu a carteira de identidade alema dela. Fiquei maluca, pois já fui logo imaginando o transtorno! Dias depois, chega em casa uma carta, de uma pessoa se identificando como a que achou, no ponto de ônibus, o documento. Puxa, isso que é país de primeiro mundo, heim. Como vc disse, se fosse no Brasil...Bem, mandei um cartao agradecendo!Beijos e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Leggento tutti i commenti dei tuoi lettori non posso che ammirare con tutta onesta che le tue connazionali Brasiliane sono tutti concordi nel dichiarare che almeno in certe circostanze spiacevoli quale la perdita di un documento , in Italia c'è la certezza comunque che non sia un dramma la perdita di un documento cosi importante .
    Nel caso di smarrimento effettivo avresti costatato che gli uffici competenti si sarebbero adoperati per sostituire il documento in tempi brevi.

    un saluto a te e ai lettori

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla...
    Aconteceu algo parecido comigo na Espanha... Sai e quando fui procurar um papel na bolsa, cadê o passaporte??? Sorte que tinha caído no quarto do hotel... Depois disso, só andava com cópia. Imagina o transtorno se perder o passaporte?
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Que susto mesmo... Mas faço aqui uma pergunta pra resumir: é necessário levar o passaporte em todo lugar (mesmo tendo algum permesso)? No caso turistas, pode-se levar só uma cópia (simples né?) ou é necessário ser o passaporte original??
    Beijão Carla...

    ResponderExcluir
  12. Então Deco, repetindo, foi o que me falaram, para andar sempre com o original para não ter problemas, agora se realmente é necessário, já não sei! baci

    ResponderExcluir
  13. Faz 3 meses que tô tentando renovar o meu passaporte italiano aqui na alemanha e ainda nada,

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)