14/03/2011

Comprar um carro é fácil?

                 Carro é barato por aqui. Os zeros mais populares são encontrados a partir de 8000 euro. E é relativamente fácil achar usados em um ótimo preço, mas é preciso estar atento para não comprar "gato por lebre", comprando um carro que não pode rodar nas cidades, por exemplo.
                  A melhor coisa é sempre comprar à vista, e se não estiver com muito dinheiro sobrando, um modelo simples, pois o gasto não será só com a compra do carro, mas com transferência de nome, asseguração, revisão obrigatória, bollo auto, além do combustível e por aí vai.
                 Nós compramos o "Piccolino", nossa Fiat 600 ano 1999, de colegas. Por uma bagatela de 1000 euro. Estava em ótimo estado, claro, precisando de uns ajustes aqui e ali, como todo carro usado.

                     Mas claro, já sabíamos que não iríamos gastar só os 1000. 
                     A transferência foi feita, em meu nome, e gastamos cerca de 400 euro. 
                 Depois com a asseguração mais uns 400 por 6 meses. Isso porque eu sou mulher e já tenho quase 30, porque se fosse homem e mais novo, iria ser bem mais caro! Fora que a asseguração é obrigatória, e o valor vai depender do condutor, do modelo do carro, tipo de combustível, etc. Reparem que a asseguração anual sai quase o preço do carro! hahahaha!
                     Em seguida levamos ao mecânico, para arrumar o que precisasse para passar na revisão (que já tava atrasada há mais de 1 ano). A revisão obrigatória deve ser feita de 2 em 2 anos, e o custo para nosso carro foi em torno de 80 euro.
                    Estão somando? hahaha! Depois, tem o bollo auto, uma taxa que já falei em neste tópico. Mais cerca de 80 euro. 
                    Mas ter um carro num dia de frio, chuva, neve, cansaço não tem preço!!!
                    Nosso carro é a gasolina, e se enquadar no grupo Euro2 gasolina. Podendo circular livremente, ainda bem! No próximo tópico explico melhor o que isso significa, mas basicamente é uma classificação de acordo com tipo de motor e combustível. 
                    Nos grandes centros como Milão, alguns carros são vetados à circulação, outros como o nosso Euro2 têm que comprar um ticket de circulação, o Ecopass. (Tema para outro post né?)
                    Claro que para comprar um carro tem que ter documentação válida (permesso di soggiorno ou a cidadania) e ter carteira de motorista. 
                     Quem tiver a carteira de motorista brasileira é só trazê-la traduzida e comparecer a uma ACI (Automobile Club d'Italia) solicitando a permissão para dirigir (informação segundo o Portal Consular Brasil-Milão). Essa será válida por 1 ano a partir da data da residência na Itália. Ou também, tirar no Brasil a PID, permissão internacional para dirigir, que falei neste tópico aqui. 
                    Depois que passar 1 ano, ou melhor, antes de vencer, deve-se tirar a Patente Italiana. Que é um processo bem parecido com o do Brasil. Mas esse também é assunto para os próximos posts! 
                   Ufa!!
                   Baci!!!

                     

10 comentários:

  1. Carla

    Nem me fale. Hoje por coincidencia depois de varios meses pesquisando aqui e ali, resolvemos ir na agencia pra trocar o nosso carro. O carro que a gente queria, na cor que escolhemos e com alguns acessorios, adivinha quanto tempo a agencia vai nos entregar???? So em 03 meses !!!! 03 meses de espera pra chegar o carro!!! Eu achei um absurdo!

    Enfim, pais de primeiro mundo, è outra coisa, ne?

    ResponderExcluir
  2. nossa Cris! 3 meses! isso é que é espera... pelo jeito em tudo aqui é leeeeeeento! rs. bju

    ResponderExcluir
  3. OLÁ....
    Espero que possa me ajudar.
    Estou indo de mudança para Italia, tenho cidadania italiana e tirei o PID, para comprar um Motor home preciso ter endereço fixo na italia.
    Pretendo viajar por uns dois anos e morar no Motor Home....
    Quais documentos são necessários para comprar um veículo...
    Grato
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alexandre

      Você conseguiu comprar motorhome na Itália.
      Tambem quero comprar...

      Abracos

      Leandro

      Excluir
  4. Olá, gostaria de algumas informações se você puder me ajuda ficarei muito grato.
    Atualmente moro em Lisboa e os carros aqui segundo uma pesquisa que realizei estão bem mais caros que na Itália, portanto estou pensando em trazer carros da Itália para Portugal, a questão é comprando um carro na Itália o que preciso para tiralo do país, docs etc...

    ResponderExcluir
  5. sabem se apenas com o protocolo da permesso di soggiorno é aceito para compra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não porque no protocolo não tem o numero definitivo do permesso.

      Excluir
    2. apenas com permesso sem a "identità sera que dá ? hoje fui numa loja e me pediram a identità . perguntei se com permesso era possivel. respondeu que precisa da identità. mas acho q ele na ome entendeu bem.rs perigoso comprar em nome de terceiro ou possivel ? muito obrigado Carla.. boa semana !!

      Excluir
    3. só pode comprar sendo residente , todo residente tem identidade , portanto ....

      Excluir
    4. Carla ... Tenho residencia e não querem fazer minha identidade por que minha permesso ainda não chegou. Tenho a recevuta mas não estão aceitando!

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)