16/05/2011

Sistema Politico da República Italiana



Já que estamos em época de eleições administrativas por aqui, vou falar um pouco em alguns posts sobre como funciona o sistema político aqui na Itália. 

"Quando verrò a Roma, andrò a pranzo con il presidente Giovanni Leone ma non parlerò di politica: la politica italiana è per me troppo difficile da capire." (Henry Kissinger (político dos EUA, 1974

Bem, é verdade, não é tão simples assim.


O sistema político da República Italiana é de uma República Palamentar, onde o Presidente do Conselho dos Ministros é o chefe do Governo. O Governo exerce o poder executivo enquanto o poder legislativo é atribuído ao Parlamento. A Magistratura, independente dos poderes executivo e legislativo, exerce o poder judiciário. O Presidente da República ocupa o cargo mais alto do país e representa a unidade. Vejamos o esquema:









A Constituição da República Italiana indica os direitos e deveres dos cidadãos e fixa a ordem da República.


O Poder Legislativo cabe ao Parlamento e é dividido em Câmara dos Deputados e Senado da República.


O Poder Executivo é dado ao Governo e é dividido em três diferentes órgãos: O Presidente do Conselho dos ministros (Primeiro Ministro), os ministros e o Conselho dos ministros (gabinetto).

- Presidente do Conselho dos ministros = é o chefe do Governo, nominado pelo Presidente da República é o quarto cargo mais alto do Governo, embora o verdadeiro dominus do sistema político. É ele quem propõe os nomes dos ministros ao Presidente da República para a formação do Conselho dos ministros, se recebe o voto de confiança de todos os órgãos do Parlamento. O Presidente do Conselho dos ministros coordena a atividade dos ministros e é responsável pelas atividades do Governo. Atualmente, o Presidente do Conselho dos Ministros é o polêmico Silvio Berlusconi, nominado pelo Presidente em 2008. Clique aqui e visite o site do Presidente do Conselho dos ministros.










- Ministérios = Ministero degli Affari Esteri; dell'Interno; della Giustizia; della Difesa; dell'Economia e Finanze; dello Sviluppo Economico; delle Politiche Agricole, Alimentari e Forestali; dell'Instruzione, dell'Università e della Ricerca; per i Beni e Attività Culturali; del Larovo e delle Politiche Sociali; della Salute; delle Infrostutture e dei Trasporti; dell'Ambiente e della Tutela del Territorio e del Mare.


- Presidente da República = é o chefe do Estado e representa a unidade Nacional. É o cargo mais alto do Governo e exerce muitas funções antes exercidas pelo Rei da Itália. Nomina o executivo e o presidente da ordem judiciária e é o chefe das forças armadas.Na realidade, os poderes do Presidente são pequenos, parecidos com àqueles de um Monarca Britânico. O presidente é eleito por um colégio eleitoral composto pelo Parlamento e 58 representantes regionais e, seu mandato é de 7 anos. Atualmente o Presidente da República é o Giorgio Napolitano, eleito em 2006 (já tinham ouvido falar?).




Bem, por enquanto é isso. Estranho que o verdadeiro dono do poder (o Presidente do Conselho dos ministros) não seja eleito pelo povo né? E o cargo mais alto (o Presidente da República) praticamente não ter voz ativa nenhuma... pois é!


Baci!

4 comentários:

  1. Carla, estou com o Kissinger. Quando eu acho que entendi sobre a politica italiana, acabo me confundindo de novo :D
    Gostei muito do seu post e fiquei sabendo com ele que o mandato do presidente é de 7 anos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,fiz pesquisas e seu texto me ajudou muito em ciencias socias na ufpr parabens.

    ResponderExcluir
  3. é verdade Ju... tantos cargos, tantas divisões..rs. uma hora a gente entende. bju

    que bom "anônimo". abraço

    ResponderExcluir
  4. Aqui voce quis dizer o sistema do crime organizado italiano hahahah.Mas o povo gosta,né?

    Se os traficantes do meu RJ e nossos politicos evoluirem com suas atuais habilidades o Brasil ira ter o entao governo italiano cujo indice de corrupçao é igual ao nosso,além da tradiçao de empregar parentes e colocar a indicaçao acima da qualificaçao.

    Isso da medo e faz os bandidos do Brasil serem escoteiros.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)