04/10/2011

15º Censimento Generale

              Começou o censo italiano. Até 20 de novembro toda a população deve preencher e entregar o formulário que já está chegando em todas as casas (o nosso chegou hoje). Existe também a opção de preencher on line e ainda ter orientação de preenchimento em outros idiomas, facilitando a coisa para estrangeiros.
                 Bem, mas quais os tipos de questões? Dados familiares. estado civil, cidadania, grau de instrução, condição profissional,  e só! E parece que isso já tá esquentando a cabeça de muitos. 
        Segundo alguns jornais, pessoas já estão reclamando que as questões são difíceis (difíceis principalmente para estrangeiros e idosos), que é preciso ler muitas vezes para entender... ai ai ai... Exemplos de pergunta difícil segundo o jornal:

- Differenziazione tra alloggio e abitazione (diferenciação entre alojamento e habitação)
- concetto di coabitazione e dati delle famiglie coabitanti (conceito de coabitação e dados das famílias coabitantes)
- Dettagliate informazioni sull'impianto di riscaldamento (metano, gasolio, gpl... ecc) (informações detalhadas sobre o tipo de calefação utilizada - gás metano, diesel, etc)
- Dettagliate informazioni sul tipo di connessone internet utilizzata (informações detalhadas sobre o tipo de conexão com internet utilizada)
- Stato civile prima dell'ultimo matrimonio (o estado civil antes do último casamento)

               Bem, não parece tão difícil né?
               E o questionário deve ser feito por todos os residentes italianos, a falta da entrega do censo implica multas. Então o melhor é fazer logo e não deixar pra última hora. 


                Comentei com o meu marido que aqui parece que TODA a população residente sem exceção tem que contribuir com o censo, e que eu achava que no Brasil também fosse assim. Ele disse que não, que muitos dados são tiradas médias, que na casa dele nunca foram. Bem,  na minha invece sim! 
                 Acho que uma coisa que facilita aqui é que toda pessoa que aluga uma casa, compra, ou sei lá o quê, tem que ter a residência fixada no comune. Claro que existem aqueles que estão aqui (estrangeiros) que ainda não estão em forma regular, não a fazem, então automaticamente não serão contabilizadas pelo senso. 
               O preenchimento pela internet é feito com a senha que recebe junto com o formulário em casa e pode ser feito a partir do dia 9, no site do Censimento ISTAT 2011, clicando aqui.
                Para saber mais sobre o censo italiano, clique aqui.
                Bem, no próximo senso serão mais dois inclusos com certeza, eu e meu marito, hahaha!
                Baci a tutti!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...