28/10/2011

Por aqui é diferente... Parte 10

                     Depois de uma "pausa" na série Por aqui é diferente, venho hoje com o nº 10. E, trabalhando numa distribuidora de combustíveis, nada mais justo do que mostrar as diferenças dos combustíveis daqui né?
                          Então vamos lá!

- Por aqui a Gasolina se chama Benzina SP, ou seja Senza Piombo (sem chumbo), chamada também de Verde. Pois essa é exatamente a cor dela. A octanagem padrão da UE é de 95, alguns distribuidores têm também as de 98 e 100. Lembrando que quanto maior a octanagem maiores os benefícios (rendimento, etc). Comparando com a do Brasil, a gasolina comum tem octanagem de 87, a Premium 91 e a Podium 95 e tem cor amarela. O litro da benzina aqui tá em torno de 1,57 o Litro, em média.


- Por aqui, o Diesel é o combustível mais consumido e é mais comumente chamado de Gasolio. Polui mais que a Gasolina, mas tem um maior rendimento pra quem roda muito por aí. Não achei informações para comparar com o diesel brasileiro, que acaba sendo usado só por alguns tipos de veículos, já que além da gasolina, temos a "sorte" de ter o álcool. Há ainda variações de diesel aditivados, cada posto tem sua marca, custa mais mas é melhor para o motor, polui menos e rende mais. O gasolio aqui custa cerca de 1,47 o Litro, em média.


- Por aqui tem o GPL - é o gás de petróleo, composto por propano e butano. Polui menos, custa menos mas ainda assim, deriva do petróleo. Esse é o mal! E são muito poucos os veículos alimentados por GPL, a dificuldade de encontrar um posto para abastecer esse tipo de combustível também é grande. Custa cerca de 0,72 L.



- Por aqui tem o Metano, que seria o nosso GNV. Também não é tão comum por aqui. Custa cerca de 0,90 kg.

                      É isso! Um bom fim de semana a todos!
                      Baci!



7 comentários:

  1. Nossa Carla, os nomes são bem diferentes, e pra quem ganha em euro, ta barato...

    ResponderExcluir
  2. É verdade Kele, até que é barato. bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla. Acho muito interessante seu blog, adoro a forma como escreve! E as coisas são diferentes mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Tenho uma dúvida se eu transporta um carro ou uma moto da Itália pro Brasil pod usar a mesma gasolina sem problema nenhum?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Se eu transporta um carro ou uma moto da Itália pro Brasil posso usar a mesma gasolina?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)