07/10/2011

A taxa do lixo

                         Todo ano, deve ser paga ao comune a taxa do lixo. A taxa é o pagamento pelo serviço de recolhimento e eliminação/descarte do lixo. Essa taxa é calculada a partir da área da residência e no caso de empresas, as atividades que podem gerar certos tipos de lixo/resíduos, além de todo serviço de limpeza das ruas da cidade.
                            Já comentei lá no início do blog, num dos primeiros posts quando já estava na Itália, como funciona o coleta do lixo, a coleta seletiva e toda organização. Para ter uma idéia, clique aqui.


                             Mas resumindo: a cidade é dividida por zona, cada zona a sua cor, e cada cor tem os dias da semana específicos determinada coleta. Aqui em casa por exemplo, de terça tem a coleta do lixo úmido e lixo seco (tudo aquilo que não é reciclável), na quinta tem a coleta do lixo úmido e papel/vidro/lata (os recicláveis). Na tabela do link acima, se pode ver o que entra em cada categoria. 
                         Já o cálculo da taxa por área, acho que não é tão justo. Porque aqui somos em 2, numa área de 90 m2, vou pagar o mesmo que os vizinhos que são em 5 numa mesma área. É justo??? A nossa aqui ficou em 4 x 43 Euros. Caro! Mas também acho certo cobrar. Em São Paulo sei que tem, não sei se em todo Brasil isso é cobrado e se de forma justa ou não. Também não posso falar por toda Itália. Aqui onde estou é assim e ponto.
                         É isso!
                         Baci a tutti e buon fine settimana!

5 comentários:

  1. Olá Carla,
    Achei estanho o caso das 05 pessoas pagarem a mesma coisa que 02. Até porque OBVIAMENTE/LOGICAMENTE, a quantidade de lixo gerada, varia de acordo com a quantidade de pessoas que tem na casa e não com a área da moradia!!!!
    Será que neste imposto você já não está pagando o chamado aqui no Brasil de IPTU? Aliás, existe imposto semelhante a este na Itália?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. é Maurício, é estranho mesmo. Tenho que procurar saber melhor sobre isso.. bju

    ResponderExcluir
  3. Oloco se escreve tudo isso e nao coloca nem o valor pra ter uma ideia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você ler melhor verá que o valor está la! e o artigo é de 2011, você pode consultar valores atuais no site da região/cidade que você mora ou vai morar.

      Excluir
  4. Por favor, vc sabe me dizer onde pago a tari de uma casa na Itália, mas o pagamento tenho que fazer aqui do Brasil e veio o boleto em euros, onde e como posso pagar?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)