26/10/2012

Milão dividida - Zonas 6 e 7

Zona 6

A zona 6 de Milão compreende os bairros (quartieri): Porta Ticinese, Porta Genova, Conchetta, Moncucco, Barona, Quartiere Sant'Ambrogio, Quartiere Cascina Bianca, Boffalora, Quartiere Teramo, San Cristoforo, Quartiere Lodovico il Moro, Ronchetto sul Naviglio, Foppette, Quartiere Villa Magentino, Arzaga, Giambellino, Lorenteggio, Villaggio dei Fiori, Creta.

Como área verde tem 7 parques e as linhas de metrô são:
  • Linea M1: Bisceglie, Inganni e Primaticcio.
  • Linea M2: Famagosta, Porta Genova e Romolo.
Tem também 3 estações de trem: Porta Genova, Romolo e San Cristoforo.

Em fronteira com a zona 5, dividem parte do bairro de Porta Ticinese, e pega toda a área do canal   Naviglio Grande. É o canal navegável da Lombardia que nasce pegando água do rio Ticino na cidade de Tornavento e termina em Milão. Tem um desnível de 34 metros e quase 50 km de comprimento. E é em Milão, que o canal é mais famoso, uma área aconchegante, cheia de barzinhos que antes era dominada só por artesãos, com suas lojinhas e estúdios... Fazer um aperitivo por ali é bom demais!


Zona 7

Já a zona 7 compreende os bairros: Porta Magenta, Fopponino, La Maddalena, San Siro, Quartiere Harar, Quartiere Vercellese, Quarto Cagnino, Quinto Romano, Figino, Forze Armate, Baggio, Quartiere Valsesia, Quartiere degli Olmi, Assiano, Muggiano.

É considerada a zona mais verde de toda Milão, com 8 grandes parques.

As estações de metrô são:
  • Linea M1: Conciliazione, Pagano, Wagner, De Angeli, Gambara, Bande Nere, Primaticcio, Inganni e Bisceglie.
Um dos bairros desta zona, Baggio é o mais antigo bairro de Milão. Hoje em dia mal visto por ser periférico e cheio de estrangeiros. Graças ao Conselho desta zona, foi reintroduzida a Corsa degli Asini (corrida dos burros), criada em 1600.


E na zona 7 que está o grande e famoso estádio de Milão, o San Siro.Nome oficial: Stadio Giuseppe Meazza, mais de 80 mil lugares, tem um museu que conta a história do Inter e do Milan, e é palco de vários shows, além das partidas de futebol!


E no próximo posts, as zonas 8 e 9 pra fechar a série Milão Dividida! 
Baci a tutti!


2 comentários:

  1. Olá Carla,

    Quando eu estiver na Itália, quero muito visitar o estádio San Siro... se jé bonito por fora imagine por dentro... Interessante como os dois maiores times da Itália - Milan e Internazionale dividem em plena harmônia o mesmíssimo estádio...fico imaginando aqui no Brasil se seria possível isto?? Acho que é bom nem imaginar !!! hehehe

    Carla, gostaria de saber um pouco mais a respeito dos trens aí na Itália. Qual a diferença entre Metropolitana, Tram e metrô? Aquele que anda em cima das ruas, junto aos carros (tipo bondinho) como é o nome? E por fim, as empresas Trenord e Trenitália, por acaso pertencem ao mesmo grupo (pois estava consultando e as tarifas e horários são as iguais para as duas)

    Forte abraço e sucesso.!

    Mauricio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauricio, já falei na diferença em algum post "perdido" por aí, rs.. mas é assim: a metropolitana é o metrô. O tram são os bondinhos (seja os velhos ou modernos) e são aqueles com faixa propria nas ruas ou entre os carros mesmo, aí o transito é uma loucura, rs... Trenitalia e Trenord sao as mesmas, Trenord está dentro da Trenitalia, e atende a area norte. baci e sucesso pra vc tbm!

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)