13/07/2011

O calor do verão europeu!!!

                       Todo mundo já deve ter ouvido falar que o verão europeu judia, morre muita gente, que é insuportável e tal, mas devem pensar: como?, se muitas vezes nem chega aos 40º? Pois é! É tudo culpa da umidade do ar. É ela que faz com que os 30º do verão daqui seja mais insuportável que os 40º do verão do Rio de Janeiro, por exemplo.
                             E por que? Qual a relação entre a umidade e a temperatura?
                             Bem, vou explicar pra vocês!
                          A umidade do ar é a quantidade de vapor d'água presente na atmosfera. A umidade relativa do ar pode variar de 0% (ausência de vapor d'água no ar) a 100% (ar saturado de vapor d'água). A umidade relativa mínima para não oferecer riscos à saúde dos humanos é de 20%.    

                 
                       A umidade do ar aqui na Itália e em toda a Europa é sempre alta, inclusive no verão. A umidade estes dias está próxima de 80%, por isso, mesmo a temperatura estando em 28, 30ºC, a sensação é muito maior. Isso porque, quanto mais úmido o ar, mais difícil a evaporação do suor do nosso corpo, inibindo a perda de calor, já que nosso corpo se refresca quando o suor que eliminamos evapora, retirando calor da pele.  
                          Pra vocês perceberem como aqui é mais quente, a umidade média do verão brasileiro, em São Paulo, por exemplo, é de 20%. Um ar relativamente seco, por isso a sensação térmica não é tão grande, como aqui. Já Manaus, que sempre ouvimos falar que é abafado, quente, insuportáve, tem uma umidade do ar super alta, por isso a sensação térmica é maior.
                           Um fato que ocorre muito aqui e também é causa da alta umidade do ar é o "rastro" que os aviões deixam no céu, num fenômeno de condensação.



                           Interessante né?
                           Baci a tutti!

4 comentários:

  1. Boa explicaçao.
    So nas montanhas aonde vivo pra escapar do calor que é africano.Influencia das industrias e milhoes de carros que os italianos nao sabem usar direito?Pode ser

    Bjao
    Druida

    ResponderExcluir
  2. calor africano é demais, Druida, hahaha! agora se é influência da poluição.. humm... pode ser! bj

    ResponderExcluir
  3. Carla,

    A umidade em toda a Itália já é difícil de suportar, mas na Planície Padana (Pianura Padana) é realmente terrível. Além disso, em locais cercados por colinas e montanhas - como é o caso de Piacenza - não há vento e a situação piora. Lembre-se, porém, que a umidade relativa do ar ocupa apenas 4% da atmosfera. Ou seja, se a umidade relativa for de 100%, isso significa que do ar que respiramos 4% será de água. E, provavelmente, estará chovendo muito. :)

    ResponderExcluir
  4. aqui os velhinhos morrem desidratados mesmo.
    pq, mesmo com 30 ou 35 graus, as cidades nao estao "prontas" para ondas de calor.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)