25/07/2011

Tradição - A Cozinha Milanesa

            Pratos típicos italianos são uma infinidade, falando de Milão ou melhor, Lombardia então, são três os mais "famosos" e "tradicionais: risotto alla milanese, cotoletta e a cassoeula.
         O risotto alla milanese é o tradicional risoto da Lombardia, feito com açafrão, que dá a cor amarelada característica. Os outros ingredientes são: cebola frita na manteiga, tutano de boi, açafrão, brodo de carne, vinho branco e o arroz Carnaroli, claro. 


                     A Cotoletta é um filé de lombo de Vitela (bezerro) no osso,  que vai empanado (no ovo e farinha de rosca) e frito na manteiga (conhecido por nós brasileiros como "Bife à  milanesa"). 


                   A Cassoeula é um prato típico do inverno Lombardo. Lá em Suzano comemos Yakissoba nas festas da cidade (por têr colônias orientais), aqui  nas festas de inverno a Cassoeula é o prato típico. Os ingredientes são: repolho, costelas de porco, carne de porco (e partes como orelha, pé, nariz e cauda), linguiça, cenoura, aipo, cebola, manteiga e vinho branco. Super calórico, mas é bom pra esquentar no friozão!! Eu, na verdade, ainda não experimentei, mas não vou perder essa no próximo inverno!


                        Bem, me deu até fome! Eu não pus as receitas aqui pois é muito fácil achá-las na internet, pra quem quiser arriscar a preparar qualquer um desses pratos! 
                       Baci!


3 comentários:

  1. Que fome!
    Eu amo risotto alla milanese, com funghi então... da cotoletta gosto sem o osso. A cassoeula nunca comi, não me atraiu muito :D
    Este post me abriu o apetite :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. humm Ju, com funghi é uma delícia mesmo! Com frutos do mar tbm... bem, adoro todos os risotos, rs. A cassoeula nao atrai mesmo, mas falam tanto que quero experimentar. rs. bjus

    ResponderExcluir
  3. Hum..tb me deu fome. Eu conheco ainda so o risoto e sei que é mt bom. As carnes eu nem tinha ouvido falar. To adorando os topicos das tradiçoes.Bjim

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)