27/07/2011

Tradição - Sobremesas

                         Sabem aqueles doces "clássicos" de restaurantes? Como no Brasil, em SP, por exemplo tem pudim de leite, mousse de chocolate, pavê de bombom, etc? Então, aqui a tradição de sobremesas de restaurante são tiramisù, mille foglie, profiteroles e o tartufo.
                         
- Tiramisù - É um doce tipo o nosso pavê, feito com bolachas tipo champagne embebidas em café e vinho (ou rum, ou conhaque), mascarpone (queijo cremoso Lombardo), ovos, polvilhado com chocolate amargo. Tem também na versão sorvete!! Dizem que é a sobremesa preferida do Papa Bento XVI. Na tradução quer dizer literalmente : "me põe pra cima"! E olha que põe mesmo! Delícia.


- Mille-foglie - Antes chamado na Itália de Napoleone, o mille-foglie é de origem francesa e  nada mais é do que uma torta de massa folhada, leve, crocante e com camadas de creme entre as "folhas" de massa. Tem também nas versões recheadas com geléias de frutas (marmellata). 


- Profiteroles - Considerada uma iguaria real no século XVI, foi criado por um chef italiano a pedido da soberana Catarina de Médicis da França. É um bolinho, tipo "carolinas" recheado com creme e coberto com chocolate derretido. Pode ser servido também com sorvete.


- Tartufo -  O tradicional artesanal é uma bola de sorvete de avelã, moldada na mão, com recheio de calda de chocolate, polvilhado com cacau em pó. Se encontra os industriais (como no Brasil) nos sabores chocolate e chocolate branco. É de origem calabresa.


                     Hummm... todos me dão água na boca! Mas bem que me faz falta um pudim de leite condensado de sobremesa quando almoçamos fora, hahaha! 
                             Baci a tutti!



7 comentários:

  1. Acredita que depois de tanto tempo aqui nunca provei o profiterolo? Nunca me veio curiosidade de prova-lo... Mas a-m-o tiramisù!

    ResponderExcluir
  2. *-*


    Manda uma abração pro macaco muler e fala pra ele qu'eu lembrei de um livro que ele ima me emprestar depois que lesse e eu fiquei na vontade até hoje! "Utopia"
    Super Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Amo doces!! O tiramisù é meu preferido!

    Beijos, Carlinha!!

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Ai Anna Karine, nunca provou? é bom demais!

    kkkk.. pode deixar Jason! Escreva pra ele cobrando, rs. bju

    Bjus Ana Cristina, sou louca por doces tbm! na TPM então, rs.

    ResponderExcluir
  5. Vô manda uma carta de amor pra ele! Perfumada! Ui kkkkk

    ResponderExcluir
  6. nao precisa exagerar né Jason...rs

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...