15/01/2016

20 curiosidades sobre costumes e estilo de vida dos italianos

Curiosidades: lifestyle



Continuando a série das curiosidades da Itália e dos italianos, depois de falar dos hábitos alimentares e de saúde e higiene pessoal, hoje falo sobre alguns costumes, jeito de ser e também estilo de vida dos italianos. 

Perceberam muitas diferenças já estando aqui?


Claro que é minha visão pessoal, baseadas nas minhas experiências e sempre sob o meu ponto de vista.

20 curiosidades sobre costumes e estilo de vida dos italianos

  1. Aqui na Itália o cumprimento com beijinho no rosto são 2, começa dando o lado direito e depois o esquerdo, ao contrário do Brasil. Mas beijinho no rosto só depois de certa intimidade, quando é alguém que acaba de conhecer só aperto de mão mesmo.
  2. E beijinho no rosto não é sempre que se encontra que dá. Quem se vê todo dia e em um grande grupo, não se dá beijinho em cada um, mas sim um oi geral. Beijinho dá mesmo quando tá muito tempo sem ver, daí abraça também. E homem também dá beijinho no rosto de outro homem, sem problemas.
  3. Quando você vai marcar para encontrar com alguém pra conversar ou até mesmo conhecer você marca para ir "tomar um café". Ah o café! Paixão nacional!
  4. A maioria dos italianos curtem dançar e, o melhor, nenhum está aí pro que o outro vai pensar, se sabe ou não dançar, o importante é soltar o esqueleto (a maioria deles não leva nenhum jeito pra coisa, mas não se importam! hahaha)
  5. Por aqui é raro um amigo te convidar para visitar sua casa. As reuniões sociais são feitas normalmente nos bares.
  6. Por aqui as pessoas costumam te parabenizar no dia do santo que tem o mesmo nome que o teu, é chamado de "onomástico".
  7. Aqui na Itália se fuma muito e, é mais comum o cigarro de tabaco solto. Compra-se o tabaco, a seda, o filtro e cada um "monta" o seu, fica parecendo no início que todos estão bolando um baseado, mas cuidado, muitas vezes pode ser também!
  8. Aqui fumar um "baseado" é mais comum do que se parece e, não é tão discriminado como no Brasil. Você não é um vagabundo, "maloqueiro" ou drogado se "fuma um" às vezes.
  9. As férias de verão aqui (agosto) são praticamente férias coletivas. Quase todo mundo vai viajar pra algum lugar e é comum as pessoas perguntarem para onde você vai.
  10. Aqui na Itália, quando nasce uma criança, se coloca um laço de fita azul ou rosa no portão do prédio ou da casa.
  11. Já quando se casa, se coloca uma fita branca na antena do carro. 
  12. Italiano é um tanto patriota e é comum ver bandeiras italianas nas janelas das casas, na sacada, no carro, etc. Mesmo se não for época de copa do mundo. 
  13. Aqui na Itália o norte do país é a região mais rica e o sul a mais pobre. E tem o mesmo tipo de preconceito que tem no Brasil de pessoas sul/sudeste com as do norte/nordeste (os do sul são os chamados "terroni" ou "meridionali"). 
  14. Por aqui normalmente o que se come ao sair da balada é o brioche/cornetto (croissant doce) recheado de creme, Nutella ou geléia. Existem várias lojinhas de doces abertas de madrugada. 
  15. Aqui na Itália a vida ao ar livre é muito valorizada, portanto, parques e praças são sempre muito aproveitados, principalmente na primavera e verão. 
  16. A maioria dos italianos fazem algum esporte ou outro tipo de atividade física. É comum entre os jovens se perguntarem o que pratica, se faz academia, etc. 
  17. Os italianos saem da casa dos pais cada vez mais tarde, é comum homens e mulheres de 35/40 anos ou mais ainda morarem com os pais. 
  18. Aqui na Itália ainda não é reconhecido o casamento de pessoas do mesmo sexo. Mas há muita pressão para que isso mude logo. 
  19. Italianos têm a fama se serem "estourados" é comum ver discussões mas não ao ponto de agressão. Na verdade eles falam na lata e resolvem tudo na hora. 
  20. Homens italianos gostam e sabem cozinhar. Essa nem precisava falar né? Com a culinária mais amada do mundo no mínimo tem que saber e ter prazer em cozinhar.


Leia também: "100 observações de uma brasileira na Itália, no Blog Brasil com Z. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)