17/01/2016

A magia de Alberobello

Puglia - Alberobello



Alberobello é um patrimônio da humanidade. É uma pequena cidade da região da Puglia, sul da Itália, a 57 km de Bari, com características arquitetônicas únicas.

Suas casas denominadas “Trulli” são pequenas habitações de pedra, predominantemente brancas com telhado cinza que se estendem principalmente pelo centro histórico da cidade. Surgiram por volta do século XIV. A cidade pode ser considerada um pequeno reduto “mágico” da Itália, pois uma visita de poucas horas à cidade, garante experiências singulares já que quase todo o território onde ela se estende é completamente diferente de tudo aquilo que vimos até hoje, pelo menos na Itália.


As construções são pequenas e não possuem janelas, técnica para deixar a casa com isolamento térmico. Fresco no calor e quente no verão. Hoje em dia, seria impossível conceber uma cidade inteira com essas contruções, consideradas insalubres a partir do final do século XIX exatamente por não obedecerem às regras de higiene e salubridade iniciadas na Itália no período, onde a ventilação dos espaços domésticos se tornou obrigatória em novas construções e necessárias em reformas das antigas. Curioso como os sanitaristas não tocaram nestas construções. Será que é por seus caráter misteriosos e esotéricos? Senão, mandariam demolir, seguramente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...