28/02/2011

Um pouco do Brasil para matar a saudade...

                     Uma coisa que brasileiro que vive no exterior procura é: as raízes! É estar em Milão e procurar um bar onde toca música brasileira, é ir a uma academia de capoeira, é ir à uma churrascaria brasileira, e por aí vai! E nos perguntamos: onde tem um pouquinho de Brasil aqui???
                     Talvez seja eu que devo estar na crise dos primeiros 4 meses, talvez eu não tenha me adaptado ainda nem me acostumado com o ritmo daqui, as pessoas daqui. 
                  Sinto falta do calor, da comida, do pastel da feira, do gingado brasileiro, da música, do calor humano, da facilidade em falar com estranhos, de jogar conversa fora... 


                     Esse fim de semana, no sábado melhor dizendo, fomos à uma academia de capoeira em Milão, mas não para jogar, mas porque ia ter um som de uma banda de forró universitário, o Forró do Dendê, de baianos! 
                 Fiquei conhecendo o grupo por Facebook. Sabem aquela coisa: ahhh, deixa eu ver se encontro um pouco de Brasil em Milão, e os encontrei! Fomos a primeira vez no Jet Caffè. E conhecemos um brasileiro, paulista que está formando turma para dar aula de forró, pela IBRIT. A IBRIT é o Istituto Brasile-Italia,  promove cursos, palestras, exibe filmes, mostras, etc, tudo relacionado ao Brasil. 
                    E assim tivemos momentos de Brasil, cantar e dançar ao som de Alceu Valença, Gilberto Gil e até Fala Mansa. Não que eu seja uma forrozeira, não. No Brasil ia às vezes, mas nunca fui de dançar. E aqui eu dancei. Dancei porque eu com esse meu jeito sem-jeito, hahaha, era muito melhor que as italianas (e italianos). Eles dançam, curtem e até cantam, e não estão nem aí se sabem, se não sabem, se estão fazendo  feio ou pagando mico! E acho isso legal. 
                      E acho legal como os italianos gostam do Brasil, marcam presença, curtem, têm curiosidade de saber mais, não só de carnaval, samba, Rio de Janeiro! 
                E por isso, tem muito do Brasil na Itália, tem muitos restaurantes, churrascarias, lojas que vendem produtos brasileiros, bares e até baladas (mas estas não têm boa fama não!). 
                  Claro que é preciso estar atento e saber onde se vai. Assim como tem muitos mostrando os lados bons do Brasil, tem aqueles que se aproveitam da imagem brasileira de mulher pelada, prostitutas, etc e tal para ganhar dinheiro.


                   Sites como Brasilmilano e PromoBrasil dão dicas e toda a programação de festas brasileiras aqui em Milão e outras cidades italianas. 
                   Só é feio encontrar alguns erros nos cartazes, erros de português como "Todos os Domingo", ou um mix de italiano e português: "serate brasileire ao vivo". hahaha.. Brincadeiras à parte, adoro quando encontro brasileiros e fico sabendo da história e sonhos deles, como vieram parar aqui, adoro ver um pouquinho do Brasil, talvez me faça sentir menos longe, talvez encurte a saudade!
                   Baci!
                   

25/02/2011

Brasil com Z.

                       Fui convidada pela Glenda do Coisa Parecida a ser colaboradora do blog coletivo que ela administra, o Brasil com Z. 


                      O Brasil com Z é um blog de brasileiros que vivem em diversos cantos do planeta, como  Espanha, Irlanda, Venezuela, Holanda, Alemanha, França e outros. E eu estou entrando como colaboradora para falar sobre a Itália.
                  Fiquei muito honrada e feliz com o convite! E convido vocês, leitores do Sonhos na Itália, a conhecerem e acompanharem o Brasil com Z, e descobrir os sonhos, aventuras e vida de brasileiros perdidos pelo mundo!!
                      Baci e um ótimo fim de semana a todos!!

24/02/2011

Acontece em Milão (fev/mar 2011)

                     Com o negócio de eu ter trabalhado em Monza, morando em Senago, estava meio por fora do que acontecia em Milão na parte cultural, mesmo acompanhando jornal do metrô, etc.
                      Hoje fui resolver umas coisas por lá e aproveitei para dar um passeio, ver o que tinha de novidade, se tinha algum fusuê, alguma mostra legal, algo para fazer, se divertir. 
                    Bem, encontrei algumas coisas e por isso, criei o segundo tópico do Acontece em Milão.

Museus/Mostras:

- "Napoleone III e l'Italia. La nascita di una nazione." No Museo del Risorgimento, com ingressos a 2 euro. Duas salas com exposições de fotos a entrada é gratuita. As fotos são interessante pois mostram a parte das guerrilhas na época do Segundo Império Francês e o Ressurgimento Italiano (1796-1870), algumas das fotos são de guerrilheiros mortos, sentados, como se tivessem ajeitado para a fotografia (estranho!). De 7 de fevereiro a 10 de abril.

- "Donne senza uomini". No Palazzo Reale. Mostra da artista iraniana Shirin Neshat, premiada com filme homônimo no Festival de Veneza. De 29 de janeiro a 8 de março.

- "Arcimboldo". Também no Palazzo Reale. De 10 de fevereiro a 22 de maio. Informações no site oficial da mostra (aqui).


- "Caravaggio una mostra impossibile". No Palazzo della Ragione. Foi prorrogada para até 13 de março! Eu que achei que tinha perdido! Entrada inteira a 9 euro.

- "Michelangelo Architetto - Il Genio al Castello Sforzesco". No Castello Sforzesco, claro. Até 8 de maio. Bilhete inteiro a 6 euro.

Feiras e Festivais:

- "Italia Beer Festival 2011". Festival da cerveja artesanal. O ingresso para um dia custa 8 euro, e dá direito a uma caneca mais um porta-caneca. Para 2 dias o ingresso custa 12 e 3 dias 16 euro. Mas a caneca só se ganha uma vez, claro! hahah. Para a degustação cada euro dá direito a uma ficha. Com 1 ficha se degusta um copo de 100 mL, com 2 fichas de 250 mL. O festival acontecerá de 4 a 6 de março no PALASHARP


- "Mifur - Salone internazionale della pellicceria e della Pelle". A feira do couro. De 6 a 9 de março na Fieramilano. 

          Aliás no espaço Fieramilano vai acontecer um monte de coisa! Tem feira das malas, feira dos cartoons, desenhos e videogames, feira dos produtos étnicos, moda, acessórios, feira dos colecionadores de selos, exposição internacional dos calçados, eventos de moda de novos estilistas, etc e tal... 
                Muuuuita coisa que é possível conferir pelo link do Fieramilano, e também muitas outras coisas mais de eventos, shows, mostras, teatro, cinema que é possível encontrar nos sites:


               Vamos aproveitar??? Porque é aquela coisa né, quando a gente mora numa cidade que acontece muitas coisas, a gente acaba deixando para depois e nunca vê, acaba perdendo muita coisa legal. Só para ter uma idéia eu morava do lado de São Paulo, vivia na Av. Paulista e nunca entrei no Masp! Dá pra acreditar?? Pois é, vou tentar não fazer isso aqui, e visitar o maior número de lugares e mostras, porque morar na Itália não sei até quando, agora São Paulo eu sei que vou voltar!! 
                  Baci!

23/02/2011

Bollo auto? Que taxa é essa?

            Hoje fui pagar a "Tassa automobilistica regionale" do "Piccolino", também chamada de bollo auto. O Piccolino, para quem ainda não sabe ou não se lembra,  é a nossa Fiat 600. 
             O bollo auto é uma taxa automobilistica de propriedade, se aplica a todos os veículos inscritos no "Pubblico Registro Automobilistico (PRA)". 
               Quem deve pagar? O proprietário do veículo. Pessoas portadoras de necessidades especiais são isentas da taxa.


                Quando deve pagar? Bem, os veículos matriculados a partir de 2004, a data é o mês sucessivo à matrícula do carro. Já os com matrícula antes de 2004, o mês do vencimento é o mesmo da matrícula.
                Essa taxa é anual e o proprietário do carro recebe um "Avviso di Scadenza" em casa (no endereço que consta no documento do carro). 
                  Quanto se paga? O valor da taxa é calculado de acordo com o tipo do veículo, categoria e uso. Em alguns sites como o da ACI, é possível calcular o valor da taxa. A do Piccolino ficou em torno 81 euro.
                  Onde deve ser feito o pagamento? Em pontos que tem o sistema Sisal, em algumas agências de banco e dos correios, algumas assiguradoras e mais um monte de lugares!!


                  Ter um carro na Itália é bom, quase fundamental, mas tem um monte de custo. Tudo vai depender do ano do carro, modelo, tipo de combustível, etc. Num próximo post vou explicar como funciona a transferência de nome na compra de um carro usado, o seguro anual obrigatório (muitas vezes quase o preço do carro!), etc.
                    Os carros são baratos em comparação com o Brasil, mas todas as taxas de seguro entre outras, faz pensar duas vezes antes de ter um!! Ainda mais se for zero!! hahaha
                     Baci!!

22/02/2011

A paisagem começa a mudar....

                Inverno, frio, horizonte cinza, árvores secas, já deu o que tinha que dar né? 
                Vestígios da nova estação chegando: flores, cores, vida!!!
               As "feiras" (mercatino comunale) estão já repletas de banquinhas vendendo vasinhos de todos os tipos de flores, além de sementes e mudas de plantas.


                As janelas já estão começando a ser "decoradas", ganhando um charme especial.
                Eu e o Tiago também estamos começando a montar nosso jardim na sacada:


                Estou curiosíssima para a primavera daqui. Dizem ter muitas cores, cheiros, jeitos... 
                Na Holanda, os campos já estão floridos, com plantações de tulipas, imagem de sonhos:



             Ai  ai ai ai ... Adoro a primavera!!!
             Baci!

21/02/2011

Procurando emprego? Por onde começar?

               Recebo muitas mensagens, seja por email ou comentários, a respeito de emprego. 
            Nunca falei que era fácil, que tem emprego sobrando, etc e tal. Só disse que emprego tem, mas depende dos seus objetivos, depende também da sua qualificação, se fala italiano, inglês, etc.
               Como estava devendo uma postagem a respeito de como procurar emprego, vou tentar ajudar.


                 É possível começar através dos centros de emprego. Cada comune tem o seu, pelo menos aqui na província de Milão. Pelo site dá para procurar endereços e assim saber horário de atendimento. 
               Aqui em Senago, tem uma assistente social, que atende às segundas e sextas pela manhã. Orienta, ajuda na elaboração do currículo, etc. Mas a sede onde se faz a primeira inscrição é em Rho. 
                  É necessário carteira de identidade e permesso di soggiorno para a inscrição. 
                E uma coisa eu digo: sem falar italiano bem o serviço é: limpeza, faxina. Empregos melhores, como impiegato, há a necessidade também do inglês. Resumindo, não é fácil quando não se tem qualificação, nem experiência, mas é assim também no Brasil não é mesmo? Se não fala a língua direito, não legalizou os estudos, vai trabalhar do que lá? Bem...
                O site dos centros de emprego tem um banco de trabalho, onde é possível procurar a vaga pelo comune e se candidatar. Se você não esté em Milão, procure no comune ou se informe lá onde é o centro de emprego, ou se têm algum apoio ao cidadão.
                Há também as agências de emprego, vou citar algumas:


              Neste site é possível procurar agências de emprego por cidade, mas só algumas aparecem.
           Agências de emprego também não fazem milagre. É preciso "ficar em cima", e também procurar outras alternativas como conhecidos, entregar currículo diretamente na empresa ou loja, etc.
             Quer saber como montar um currículo no modelo europeu? No site do Cerco Lavoro tem o modelo, a explicação e muito mais sobre como procurar emprego!
              Bem, é isso por enquanto.
              In bocca al lupo a noi!! Baci
                
                 
                 

20/02/2011

"Cara" do blog em fase de mudança...

                  Há tempos quero mudar a "cara" do Sonhos na Itália. Mas, não sou muito "criativa", nem tão conhecedora de recursos para mudar template, layout, etc, sem ser pelos recursos básicos do blogger. Bem,
queria tirar a antiga cara, do Castello di Borromeo, e fazer algo novo.
                


              Estou em testes, e também aberta a sugestões a uma "mãozinha", hahaha.
              É que meus sonhos têm tantas caras que fica difícil escolher uma só!
              Busquei em vários sites de templates, mas é difícil escolher, é difícil achar um pronto com a nossa cara.
            Então, o Sonhos na Itália está com uma cara provisória.
          

             Alguém aí tem uma idéia? Sugestão?
             Baci!

19/02/2011

Por aqui é diferente... parte 4

              Gosto do "sucesso" da série de tópicos do "Por aqui é diferente...". São sempre bem comentados e discutidos. Vou sempre reunindo "pérolas" ou coisas interessantes mesmo. E aqui vai o 4º:

-  Por aqui posto de gasolina é self service, a maioria.


- Por aqui, cigarro também se compra em máquinas self service.


- Por aqui,  a placa de transito PARE é STOP.



- Por aqui, a salada é o útimo prato a ser saboreado, primeiro a massa (primo piato), seguido de uma carne (secondo piato), e depois verduras ou a salada (contorno). Os restaurantes têm durante a semana o Menu Fisso, que são os pratos mais uma bebida e café por um preço fixo. Econômico e bem servido!



- Por aqui os interruptores dos cômodos é do lado de fora deles, demorei a me acostumar, sempre ficava procurando do lado de dentro. (Como eu disse, geralmente sala e quarto são iluminados por abajures, mas cozinha e banheiro normalmente é luz de teto mesmo).

- Por aqui os filmes nos cinemas são sempre dublados. A dublagem italiana pelo menos parece ser boa. Pois no Brasil fugia dos filmes dublados, exatamente porque a dublagem brasileira é péssima! E olha que no Brasil tem o prêmio Yamato, conhecido como o Oscar da Dublagem!!! No cinema se compra lugares numerados, e isso é respeitado, cada um senta no seu lugar.



- Por aqui tem massa de bolo pronta, é só despejar na fôrma e pôr para assar..huuumm, fácil e uma delícia.



               Por enquanto é isso! Bom fim de semana de sol, céu azul e alegria para todos vocês!
              Baci!

18/02/2011

Open Day Open Mind Università Cattolica

                 Dica para quem está querendo estudar, fazer uma faculdade aqui na Itália - para os que estão aqui, ou para conhecer:

            
              Se trata de uma jornada de orientação profissional da Universidade Católica. Cursos serão apresentados aos interessados, darão orientação quanto à melhor escolha, etc. As datas são as seguintes:

                       Na de Milão os cursos são:

- Scienze linguistiche e letterature straniere
- Scienze politiche
- Lettere e filosofia e Corsi interfacoltà con Sociologia
- Economia e Corsi interfacoltà con Lettere e filosofia
- Scienze bancarie, finanziarie e assicurative
- Giurisprudenza
- Psicologia
- Sociologia
- Scienze della formazione e Corsi interfacoltà con Medicina e chirurgia

               Maiores informações no site da universidade, como programação, endereço, etc.
               Se tem interesse, não perca. Pena que não tem Química. Iria só para conhecer!!
               Baci!

17/02/2011

5 longos dias "fora do ar"!!!

                  Estou de voltaaaaaaaaaaaa!!! 
                Devido à uma pane no meu notebook, ocorrida no domingo, fiquei 5 longos dias sem computador, sem internet, "fora do ar"! Pânico, terror, aflição, desespero. Háááááááááááa´!!!!
                  Segunda-feira, loja de manutenção fechada (pode?!), então deixei lá na terça pela manhã para darem uma olhada. Tive que ir lá terça à tarde, quarta de manhã, hoje de manhã, pressionando.. senão só pegaria na semana que vem! E finalmente hoje à tarde (quinta-feira), ficou pronto! Ai ai ai!!! Como o pessoal aqui é sossegado... devagar, melhor dizendo..hahaha!
                     O problema? Hummm.. superaquecimento! O micro desligava quando superaquecido, e na última vez desligou e não ligou mais. Tudo porque nunca me avisaram que não poderia usá-lo em superfícies não-planas, como a cama!! Então, se algum de vocês tem um notebook, não use na cama, só se tiver o suporte! hahaha! 

                    Bem, aconteceram algumas coisas quando fiquei "fora do ar".
                    Recebemos um hóspede da Líbia, o Essam. Iria ficar por duas semanas para estudar em Milão, mas como teve alguns problemas, ficou só 3 dias. Quando soube que iríamos recebê-lo (coisas de marido), entrei em pânico! Um estranho no ninho! Mas depois correu tudo bem! Ele era gente boa, e foi legal conhecer uma nova cultura, saber sobre a Líbia, e abrir as portas de casa para alguém que estava precisando no momento! 


                   Devido ao hóspede, passamos o dia de San Valentino (Dia dos Namorados), segunda-feira, em casa, sem comemorar a dois. Bem, vai ter que ficar para depois. 
                  Durante essa semana fiz minha primeira consulta ao médico de base. Mas não era minha médica, que não pode ir no dia. Mas pelo menos já peguei um pedido de exame de sangue para ver a dosagem dos hormônios do meu hipotireoidismo, e fiz o exame hoje no Hospital de Garbagnate.
                 Muita chuva a semana toda! Não chuva forte, mas aquela constante, chata.. bem, pelo menos não esfriou! E hoje a chuva não caiu, tomara que melhore um pouco para o fim de semana né?
                 Feliz de estar de volta! De ter a caixa de email cheia de comentários do blog (AMO!), que me deixaram muito feliz! 
                  Obrigada a todos por comentar, ler, seguir! 
                   Estou de volta! E a partir de hoje, postando uma novidade a cada dia! 
                  Baci!

12/02/2011

Por aqui é diferente... parte 3

            Bem, chegamos ao "Por aqui é diferente.. parte 3".  Pouco mais de 3 meses de Itália e continuo a juntar diferenças e curiosidades, não sei em quantas partes caberão, hahaha! Vamos lá:

- Sombrancelhas de "traveco pobre" das italianas - finas, e a maioria com maquiagem definitiva, mesmo as mais jovens!! Detalhe: homens também fazem a sombrancelha, alguns!



- O cumprimento básico aqui é o aperto de mão; mas quando se conhece um pouco mais, quando se é mais amigo, aí é o beijinho no rosto, que são 2 iniciando do lado esquerdo, inverso ao Brasil.



- Aqui para usar carrinho de compras deve-se colocar uma moedinha, esta que se pega de volta quando coloca o carrinho no seu lugar. Isso em supermercado, aeroporto, etc. Organização total. Se não quiser usar carrinhos, as cestinhas no mercado têm acesso livre.



- Durex aqui é marca de camisinha! hahaha



- Shampoo Seda aqui é SunSilk



- Quando se faz a unha, não se tira as cutículas (aliás, nem se mexe nelas!), e o esmalte não encosta na cutícula, tem uma margem de segurança para o início da unha.


- Laranja aqui se chupa em gomos - como a mexerica no Brasil -  e tem de vários tipos, como a vermelha siciliana (deliciosa).



- A iluminação na maioria dos cômodos das casas é feita com abajoures, ou lâmpadas do tipo spot, muitas vezes não tem entrada para lâmpada no teto, aí só resta usar mesmo um abajour.


- Pizza aqui é individual, mais ou menos no tamanho de um prato. Cada um escolhe a sua e come sozinho! Estranho, mas é assim!


- O queijo mussarela aqui não tem nada a ver com o do Brasil, não é um queijo amarelo. É a mozzarella, um queijo branco, macio, que vem conservado no soro e é uma delícia!! É feito do leite de búfala, a do Brasil do de vaca (às vezes sinto falta da mussarela brasileira, pra fazer um misto quente. Aqui é difícil encontrar um queijo do tipo, já fatiado...).



 - A numeração das casas nas ruas não é organizada por "metragem" e só as residências têm números, os comércios não. Nos prédios, os apartamentos não têm número, é seu sobrenome que fica no interfone, e a disposição do mesmo permite que saiba qual é o andar!! E muitas vezes fica um "carnaval" de etiquetas coladas, recoladas e descoladas! hahaha


           Por enquanto é isso!! Bom fim de semana a todos! Baci!

11/02/2011

Blogueiros amigos, blogueiros parceiros!

           Essa semana o selinho de qualidade que recebi uma vez, repassei para alguns dos meus blogs preferidos,  voltou para mim através do Fábio, do Minha Saga!
           O Fábio é um blogueiro que admiro e curto muito. Foi o primeiro blog que comecei a acompanhar, de onde tirei muitas informações quando estava arrumando as coisas para vir pra cá! Li TODOS os posts, e acompanho até hoje. 
           Apesar de eu não ter dedicado o selo aquela vez para ele (imaginava que ele não curtisse isso, pois nunca tinha visto um post de selinho no blog dele), ele está nos meus preferidos. E por isso estou aqui "rasgando  seda" pra ele, hahaha!!!
             Nas estatísticas do Sonhos na Itália, origem de tráfego de outros sites, a maioria é so Minha Saga. E isso é muito legal!!! 
               E adorei ser reconhecida por ele, um blogueiro veterano, e receber o selinho de volta!!


                Uma das coisas mais legais de se ter um blog, é fazer amizade - mesmo que nunca encontre, nunca veja, nunca conheça pessoalmente - são pessoas que retribuem carinho, atenção, lêem e comentam o que escrevemos, nos fazendo sentir importantes, vivas e acompanhada, ajudando a gente a chutar a solidão, que muitas vezes faz parte da nossa vida, quando estamos longe da família e amigos.
             Outra coisa legal é que os blogueiros brasileiros que estão na Itália, amam ser brasileiros. Ué, porque eu vejo muitos brasileiros aqui que tentam disfarçar as origens, querem "ser" italianos, falar e gesticular como eles, vestir e agir como eles, até se perguntamos se é brasileiro respondem sem graça: "Ah, também" ou "Ah, é!".. e só! Sem abrir espaço para contar sua história, de onde é, o que faz aqui etc. Resumindo: os blogueiros são mais abertos, autênticos e mais legais!!! 
               E espero poder conhecer pessoalmente alguns destes que curto, que leio histórias, desafios, sonhos, conquistas na vida em um outro país!
                     Se estiverem passando pelas "bandas" de Milão, minhas portas estão abertas para vocês!
                     Que tal um intercâmbio????? hahaha
                      Baci!!!
                  

10/02/2011

Quem canta os males espanta!!!!

               Para largar toda energia velha, passada, ajudar a virar a página, nada melhor do que ouvir música  e cantar!! De preferência na língua materna né?  E um som que curto muito, ouço direto, nunca enjôo, me faz me sentir mais positiva, confiante é o Natiruts. 



                 Adoro eles! E desde o primeiro CD, quando ainda eram Nativus, ouço e acompanho. 
                 Eles são um grupo de sonhadores. Deixaram o interior para viver no litoral, o sonho de ver o mar, de surfar, de uma nova vida, de pegar a estrada, tentar o sucesso. E isso tudo eles cantam nas letras das músicas, cantam também a paz, o amor, a fé em Deus, a natureza, o preconceito, o respeito e amor ao próximo.
                  O melhor CD pra mim é o penúltimo, Nossa Missão. E só a música que dá nome ao CD  já dá pra sentir a boa energia. Alguns trechos das músicas que mais gosto, que ouço sem parar, canto alto e espanto os males!!!


Nossa Missão

"Eu quero ficar Livre pra sentir A brisa do mar
Poder traduzir O que fez chorar No que faz lembrar
De tudo de bom Ver a paz fluir Vinda dos olhos seus
E olhar pro céu E sentir Deus Qualquer Deus
É Nossa Lição! Nossa Lição!

Não quero saber Quanto tempo faz De quanto sofri
Não lamento mais Será rendição Onde existe paz
Não pago prá ver A cor da tarde púrpura Anoitecer!
E só ver a noite ser feliz
Ser feliz!
É Nossa Missão! Nossa Missão!"




 Quando você acordar

"...Quando você acordar não deixe de agradecer
Joga a tristeza no ar que o melhor é viver
Insistir, tentar, do amor provar, se não deu valeu, nunca é tarde pra recomeçar...
Se perguntarem sobre um novo sonhador, sou eu
Se perguntarem sobre o medo do amor, morreu.
Eu estou cheia de vida, cheia de vida e amor
e quem duvida, go away
Quando meus olhos ficaram de frente para os seus, o tempo parou
Quando o tempo ensinou respeitar o amanhecer, o mundo girou..."



Eu eternamente cantarei a paz

"Quando surgir um tempo de esperança
Não vá pensar, não vá pensar
Que ao virar a esquina haverá mudança
Brilharemos pelos que virão por causa de nós
E da intervenção divina
Que abençoou a claridez da nossa sina
Canções ao violão libertando o coração
Deus perdoe a pobreza da nobreza
Deus proteja a vida de quem quer que seja
Eu eternamente cantarei a paz
Eu eternamente cantarei amor
Eu etenamente cantarei para você mãe natureza
E quando o amor bater não vou deixar fugir
E a luz da esperança vai reacender
Do infinito a força para reagir e sumir com a dor"


Sou só vento, sol, coração

"Diga que me espera, Que eu largo tudo e já vou
Estamos na Terra Para aprender sobre o amor
Tão longe da guerra, Dádiva que nos abençou
Luz de lua cheia Prata sobre o mar derramooou
E a todo mundo encantooou...
Quando natureza, Sou só vida e percepção,
Sou a liberdade, Sou só vento, sol, coração
Vendo a vaidade Se perder na imensidão
Sou só vento, sol, coração"

               Natiruts tem tudo a ver com Carla Guanais, tudo a ver com Sonhos na Itália.
               Baci!

09/02/2011

O mundo girou, e eu chorei...

         Nada é para sempre, tudo muda constantemente, faz parte da vida.
         Hoje foi meu último dia no trabalho como babá dos gêmeos. O mundo girou, os planos mudaram para os pais dos bebês, carreira, viagem, enfim, não dava para eu continuar lá. 




       O  mundo girou e eu chorei! Chorei não pelo salário (precisar claro que preciso, mas sempre arrumamos alguma outra coisa), mas pelos pequenos! 
           Cuidei deles como se fossem meus! Ah, e como eu queria!
          Não tem como a gente cuidar de bebês tão ingênuos, puros, frágeis, sinceros, lindos sem se apegar. E eu me apeguei! Não teve jeito. E sabia que uma hora eu não estaria mais lá, e só restaria a saudade!
           Talvez tenha sido melhor assim. O quanto antes. Porque a cada dia, pegamos mais amor. Cada dia a mais que se passasse, mais difícil seria de deixá-los. 
            É, talvez tenha sido melhor assim. Talvez eu estivesse fugindo do meu foco, os objetivos dos Sonhos na Itália - falar bem italiano para entrar numa pós (mais difícil trabalhando com brasileiros); legalizar minha profissão para trabalhar como química (mais difícil quando não se tem tempo para correr atrás das coisas); viver novas experiências. 
            Bem, e essa eu vivi. E adorei! Adorei fingir ser mãe  (pelo menos durante o dia), adorei conhecer novas histórias de vida, outras pessoas, outra cidade (Monza, mesmo que pouquinho), enfim...

            ...Agora Deus, é com você! Estou pronta para a nova etapa! Virando a página de babá (por enquanto, pelo menos), pronta para novos desafios! O que reservas para mim???...

              Sofia e Luigi (Sossô e Lulu), a tia ama vocês.Sentirei saudades. Fiquem com Deus! Sempre! Baci
         

07/02/2011

O frio está indo embora de Milão?

           Bem, parece que o frio está indo embora não é mesmo? Esse fim de semana que passou a temperatura chegou a 14ºC. Deu para dispensar o kit frio: cachecol, luvas, gorro e meia calça por debaixo do jeans! hahaha.  Claro que a jaqueta quentinha não dá pra dispensar né? Mas há quem conseguiu ficar só de roupa de banho!!! Acreditam??? Quem poderia ser? Alemães, é claro! Só eles conseguem ir à praia numa temperatura que outros não conseguiriam, só eles para fazerem uma cena desta:


                     Hahaha! Turistas alemães tomando banho na fonte do Castello Sforzesco em Milão! Para eles, 14º é digno de piscina, mar, banho de mangueira ou uma fonte!! hahaha
                  Dá um alívio não sentir tanto frio agora! Mas, segundo os meteorologistas, semana que vem chega uma frente fria, e traz também a chuva (bem, melhor que neve né?)! 
                       Como o tempo anda estranho, meio louco e imprevisível, é melhor aguardar! Eu sinceramente preferiria que continuasse assim! 14º de dia, 5º à noite. Tá ótimo!
                        Baci e uma boa semana a todos!!
                       
                      

06/02/2011

Residência pronta, e agora?

             Depois de um pouco mais de 3 meses, minha residência saiu no Comune de Senago!! E ontem mesmo já fiz minha Carta d'Identità. Para ela foi preciso apenas 3 fotos 3x4 iguais, permesso di soggiorno e uma taxa de 5,42 euro.


             Com carta d'identità, e agora? Bem, agora já pude pegar meu documento definitivo de transferência do nome do carro, o Piccolino e também, agora, posso fazer minha Tessera Sanitaria, escolher o médico da família, fazer uma consulta, levar um bando de exames que trouxe do Brasil, mostrando alguns "probleminhas" que ando cuidando (joelho, tireóide, etc.) e verificar como realmente funciona (e se funciona), o sistema de saúde pública italiano.

           A Tessera é feita numa Azienda Sanitaria Locale, a ASL. 
           Ainda tenho dúvida se com a Carta d'Identità em mãos ainda devo andar sempre com o Permesso di Soggiorno também., ou só a identidade basta? Se alguém souber...
             Bem, é isso! 
            Baci e buona domenica a tutti!

           

05/02/2011

Notícias da Semana

- Blocco auto - Milão sem carro novamente nesse domingo das 8 às 18 h. Tudo para melhorar a qualidade do ar.




- Governo italiano garante 13 milhões de euro para a Expo 2015 (logo falarei sobre ela!).



- Comune de Milão "convida" os "nômades", a maioria romenos, a se retirarem do maior campo autorizado da cidade, o Campo de Triboniano. São 650 pessoas morando em Containers e Trailers ou Motorhomes. O Comune dá um incentivo de 15 mil euros para quem aceitar voltar para seu país (Mil de "entrada", 2 mil no ato da partida, e mais duas parcelas de 10 mil no tempo máximo de 24 meses). Tudo isso por quê? Porque no local vai passar a superestrada para a Expo 2015.




- Carichi pendenti, um documento de certificado penal utilizado para trabalhar legalmente (com busta paga) assim como para o pedido de cidadania, agora pode ser conseguido na internet, sem gastar 30 euro por ele. Por aqui.



- Sesto S. Giovanni veta o uso da burca pelas mulheres islâmicas em locais públicos. Milão está votando também o veto. Tudo pela liberdade da mulher.



- O blog do Márcio, para ajudar quem está indo para a Itália com pouco dinheiro ou "mochilando" está sorteando duas diárias em um flat em Milão. Se você está vindo para Milão, passe lá e participe. 

       É isso aí!
       Baci!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...