06/02/2011

Residência pronta, e agora?

             Depois de um pouco mais de 3 meses, minha residência saiu no Comune de Senago!! E ontem mesmo já fiz minha Carta d'Identità. Para ela foi preciso apenas 3 fotos 3x4 iguais, permesso di soggiorno e uma taxa de 5,42 euro.


             Com carta d'identità, e agora? Bem, agora já pude pegar meu documento definitivo de transferência do nome do carro, o Piccolino e também, agora, posso fazer minha Tessera Sanitaria, escolher o médico da família, fazer uma consulta, levar um bando de exames que trouxe do Brasil, mostrando alguns "probleminhas" que ando cuidando (joelho, tireóide, etc.) e verificar como realmente funciona (e se funciona), o sistema de saúde pública italiano.

           A Tessera é feita numa Azienda Sanitaria Locale, a ASL. 
           Ainda tenho dúvida se com a Carta d'Identità em mãos ainda devo andar sempre com o Permesso di Soggiorno também., ou só a identidade basta? Se alguém souber...
             Bem, é isso! 
            Baci e buona domenica a tutti!

           

8 comentários:

  1. Que bom que tudo está caminhando bem.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, que demora, heim! Aqui, quando cheguei, já no primeiro dia que eu me cadastrei já tinha direito a médico do governo, trabalhar, comprar uma casa e colocar no meu nome...etc! Meu marido e filhos tem a cidadania alema, eu só vou ter a minha daqui a 5 anos.Meu marido leu seu post e achou muito demorado este processo! Seu marido é italiano? Beijos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Elvira, ainda bem! Demora mas sai!
    É Angela, aqui na Itália nada é tão rápido..rs.. Talvez até eu pudesse ter me cadastrado logo que eu tirei meu Permesso, mas seria uma provisória, para usar emergências. Meu marido é brasileiro, mas cidadão italiano, por ser bisneto de italiano. Minha cidadania sai em 2 anos de residência. Sai assim, em termos, na verdade depois de 2 anos de residência dou entrada, mas pode demorar mais 2 anos pra sair! Que bom que aí na Alemanha é mais rápido, dá uma agonia esperar as coisas aqui! beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Pois é, para mim também foi tudo demorado.
    Também sou casada com um ítalo-brasileiro.
    Depois que eu fiz a carteira de identidade, nunca mais andei com o permesso(deixo em casa).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Carla a até que foi rapido pros relatos que tenho ouvido por aqui. A minha tb saiu "rapido", fiz o pedido em setembro e em janeiro ja estava com tudo.
    Assim que vc recebe o Permesso pode se inscrever para a Tessera Sanitaria.
    Com relaçao a identidade, a minha pelo menos nao é valida para o espatrio, sendo assim aqui dentro da Italia posso usar somente ela, mas se tiver q sair do Pais, tem q ter permesso e passaporte.
    Bjo e parabens!

    ResponderExcluir
  6. Carla

    Te aconselho a andar com uma copia do permesso, porque se eles encrecarem contigo, so a identidade nao vale. Se voce perceber bem, a data da validade da carteira de identidade è maior do que a dor permesso. Entao, sua carta de identita podera ser valida e o ermesso nao!

    Baci

    ResponderExcluir
  7. Pois é, acho que vou fazer como a Cris disse para garantir, uma cópia do permesso mais a identidade. Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, preciso de alguém que faça minha residência em Senago. Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)