23/02/2011

Bollo auto? Que taxa é essa?

            Hoje fui pagar a "Tassa automobilistica regionale" do "Piccolino", também chamada de bollo auto. O Piccolino, para quem ainda não sabe ou não se lembra,  é a nossa Fiat 600. 
             O bollo auto é uma taxa automobilistica de propriedade, se aplica a todos os veículos inscritos no "Pubblico Registro Automobilistico (PRA)". 
               Quem deve pagar? O proprietário do veículo. Pessoas portadoras de necessidades especiais são isentas da taxa.


                Quando deve pagar? Bem, os veículos matriculados a partir de 2004, a data é o mês sucessivo à matrícula do carro. Já os com matrícula antes de 2004, o mês do vencimento é o mesmo da matrícula.
                Essa taxa é anual e o proprietário do carro recebe um "Avviso di Scadenza" em casa (no endereço que consta no documento do carro). 
                  Quanto se paga? O valor da taxa é calculado de acordo com o tipo do veículo, categoria e uso. Em alguns sites como o da ACI, é possível calcular o valor da taxa. A do Piccolino ficou em torno 81 euro.
                  Onde deve ser feito o pagamento? Em pontos que tem o sistema Sisal, em algumas agências de banco e dos correios, algumas assiguradoras e mais um monte de lugares!!


                  Ter um carro na Itália é bom, quase fundamental, mas tem um monte de custo. Tudo vai depender do ano do carro, modelo, tipo de combustível, etc. Num próximo post vou explicar como funciona a transferência de nome na compra de um carro usado, o seguro anual obrigatório (muitas vezes quase o preço do carro!), etc.
                    Os carros são baratos em comparação com o Brasil, mas todas as taxas de seguro entre outras, faz pensar duas vezes antes de ter um!! Ainda mais se for zero!! hahaha
                     Baci!!

2 comentários:

  1. Olá Carla, aqui também é caro manter um carro. Além do imposto obrigatório todo ano, a cada 2 anos, é obrigatório fazer uma revisao geral do veículo, se nao, ele nao pode mais andar por aí!!Beijos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. É Angela, aqui também tem a revisão! Logo vou escrever sobre tudo isso. beijos pra vc.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)