16/08/2011

Lago di Garda - Sirmione

                     Domingo, véspera de Ferragosto, feriado por aqui, fomos passear no Lago de Garda, mais especificamente nas cidades de Sirmione e Saló. 
                            Começo, no post de hoje, a falar de Sirmione, claro, sem antes falar um pouco sobre o Lago de Garda.
                         O Lago di Garda é o maior lago italiano, tem cerca de 370 km² de superfície e ocupa parte de três regiões do norte italiano: Lombardia, Veneto e Trentino-Alto Adige. Está em média cerca de 65 metros acima do nível do mar e é alimentado por 25 afluentes, sendo o principal o rio Sarca. Atualmente quase toda a alimentação é controlada pelo homem através de barragens, o que faz com que a mesma água permaneça no lago por cerca de 26,8 anos.

                            
                                 Sirmione é um comune localizado numa península que divide a parte baixa do Lago de Garda, como se pode ver no mapa acima.
                                   Sirmione tem traços de ocupação humana datados do 5º milênio antes de Cristo (Uau!) e tornou-se importante centro urbano no tempo dos romanos (séc. 1 a.C). A partir do século V d.C, tornou-se área fortificada e de comércio controlado entre Verona e Brescia. Entre 1277 e 1278 foi construído o Castello Scaligero, hoje cartão postal da cidade. Em 1405 a cidade passou a ser controlada pela República de Veneza.



                            O Catello Scaligero é um dos mais bem preservados de toda a Itália. É banhado de todos os lados pelo lago di Garda, e separa a parte histórica de Sirmione. Há um museu no castelo, aberto a visitação, de segunda a sábado, como fomos no domingo teremos que voltar uma outra vez para vê-lo (com muito prazer!). 
                            Há uma lenda do castelo, que há muito tempo morava lá um casal, Ebengardo e sua amada Arice. Tudo corria bem até que em uma noite de tempestade, abrigaram um cavaleiro Veneto. Mas o rapaz, atordoado com a beleza de Arice, entra no seu quarto e essa começa a gritar assustada e o cavaleiro punha-la fatalmente. Ebengardo corre à sua procura (dormiam em quartos separados), a encontra morta e mata o cavaleiro (Elalberto). Segundo a lenda, em noites de tempestade é possível ver a alma de Ebengardo vagando pelo castelo à procura de Arice.
                            Bem, não entrei no castelo mas também não tinha nenhuma tempestade, por isso não pude conferir se a lenda é verdadeira, hahaha! Ao contrário, fazia um calor danado, eu morrendo de vontade de me jogar naquelas águas de cor maravilhosa, para me refrescar (aliás, muitas pessoas fazem isso em certos trechos do lago).
                            Já a cidade histórica é repleta de vielinhas charmosas, com restaurantes, lojinhas e bares. Um encanto! O preço dos restaurantes é bem acessível, mesmo aqueles quase à beira do lago! Adoramos!




                        Em Sirmione, na ponta da península ficam as mais importantes ruínas de uma vila romana da época Setentrional, as Grutas de Catullo (Grotte di Catullo), datadas do 1º sec. a.C ao 1º d.C. Infelizmente não conseguimos visitá-las, deixaremos para uma outra vez!
                          
                          
                         Depois de almoçar e passear por Sirmione, fomos a Saló. Outra importante e famosa cidade à beira do Lago de Garda. Mas essa parte eu conto depois!
                        Baci!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

20 comentários:

  1. Eita, vou passar uns dias hospedada em Sirmione na próxima semana! Ja estava ansiosa pra chegar la e agora, depois de suas fotos e de seus relatos, fiquei mais ansiosa ainda! Como estão as estradas? Nos guias e fóruns da net sobre o lago li que existem pontos onde vc gasta um tempão no trafego! Como sou eu que vou dirigindo fico preocupada pois odeio engarrafamento! E essas fotos a 180°? Como foi que vc conseguiu fazer? Tem algum programa especial? Conta ai pra mim vai!

    ResponderExcluir
  2. Ciao Carla!!Tbém adoramos Sirmione,fomos, eu,minha esposa e meu filho(10 meses na época).
    Com esse calor...Una buona birra!!hummmm
    bacio.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Vc vai adorar Anna! Tráfego tem um pouco. Pegamos na saída da autoestrada (entrada Sirmione) e também na procura por estacionamento qdo chega próximo ao castelo. Mas nada que amedronte não! não se preocupe! As fotos fizemos com nossa máquina fotográfica nova, que faz fotos panorâmicas numa sequência de 3 fotos! legal né? é tecnologia, rs. Mas me conta tbm: hotel é caro em Sirmione? bjus

    Verdade Marcelo! Mas fomos mesmo de um buon bianco frizzante! E salada de almoço! bjus

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas informações! O hotel não achei muito caro para ser agosto. é um 3 estrelas, muito próximo ao castelo e estamos pagando 85 euros por noite. Tem tudo, menos piscina. Mas com um lagão daquele quem quer saber de piscina? KKKK Porem os preços dos outros 3 estrelas são bem salgadinhos! Achei até de 300 euros! Esse foi sorte. Esperamos que seja bom. As opnioes de quem já se hospedou lá são, na maioria, positivas.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Carla, e que dia de verão bom heim? Hehehehe
    beijos =)

    ResponderExcluir
  6. Acabei olhando Karine, na net preço de hoteis e vi uns bem em conta como o seu! estou pensando em passar um fim de semana la... nadar no lago e aproveitar melhor o lugar, bjus

    ResponderExcluir
  7. Carla, tbem amei Sirmione. Quando fui tive a oportunidade de conhecer todo o Lago, na parte direita, até Riva del Garda. Tudo lindo. Algo que me chamou a atençao è o fato que a regiao tem uma vegetaçao particular pois, sendo da parte fria, desenvolve plantas de solo quente.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Legal Cláudia! quem sabe um dia consigo "dar a volta" também! é, é na parte fria, mas qdo fui tava fazendo muito mais calor que aqui em Milão! bjuuus

    ResponderExcluir
  9. Carla, gosto muito do seu blog. Estive nos mesmos lugares e vendo suas fotos bateu uma saudade... rs
    Vc mora no centro de Milano msm? Moro perinho da Piazza Udine. ;)
    A presto,
    Nely

    ResponderExcluir
  10. Oi Nely! Moro em Senago, região metropolitana de Milão, 15 km daí... meu marido trabalhou ja nessa regiao! obrigada por ler o blog. que bom que gosta. quem sabe nos encontramos um dia! bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, estou sempre passando por aqui. Aprendo muito com seu blog ;)
    Qqr dia nos encontramos sim ;) Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Fui a Sirmione em 2010, tenho uma filha que mora em Brescia, e que tem amigos em Sirmione, realmente é lindo, fui no inverno, nooosssaa, coisa de louco,as montanhas para mim, foi a melhor parte, é lindo, tudo branco coberto de neve, o pessoal esquia por lá e é pertinho de Trenton que é uma cidade turística de esqui. Realmente, é belo.
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Eliane, Sirmione é puro charme! E claro, a paisagem com as montanhas deixam tudo mais especial com certeza! Trento é a capital da região do Trentino e não uma cidade turística de esqui, mas tem sim muitas naquela região, e dizem as mais belas da Itália. Eu fui em Madonna di Campiglio, com as famosissimas Dolomitas de fundo! baci

      Excluir
  13. SIRMIONE EO LAGO DI GARDA SAO MARAVILHOSOS.ESTIVE LA A UM MES.

    ResponderExcluir
  14. Voltei dia 30/06 lá é simplesmente fascinante!

    ResponderExcluir
  15. Pelo que estou vendo o melhor lugar para ficar é em Sirmione? Vou em novembro e terei 02 dias para conhecer o Lago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer lugar por ali é otimo, veja onde ache mais conveniente para vc.

      Excluir
  16. Oi
    Eu gostaria de saber se tem ônibus de verona para sirmione para fazer um bate volta

    ResponderExcluir
  17. Já me deliciei com uma bela visita a Sirmione e lago de Garda.Inesquecível...
    Aliás, toda a Itália, que eu conheço razoavelmente bem.Quero lá voltar muito em breve.Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)