08/08/2011

O êxodo de Agosto

                         Agosto é o mês "oficial" das férias aqui na Itália. Quase todo mundo viaja, muito comércio fecha neste mês, as grandes cidades como Milão ficam praticamente às moscas! O destino do povo: as praias claro! Na sua grande maioria sim, mas há também aqueles que preferem montanha, campo, ou qualquer outros lugar, desde que saia de casa! 
                            Muitos alugam trailers ou motorhome, que por aqui se usa mais o nome Camper. Custa no mínimo 60 euros a diária para 4 pessoas. Assim a família economiza com hotel e passeia em várias cidades durante o verão!

                          Segundo pesquisas de alguns sites italianos, 4 entre 10 italianos estão saindo de férias agora no verão, e as férias média dos italianos duram cerca de 2 semanas, mas para quase 19% duram 3 e até 4 semanas. 77% dos italianos que estão saindo de férias passeiam dentro da Itália mesmo, o restante vai para o exterior, principalmente os jovens.
                           Essa semana e a próxima são cruciais, pois dia 15 é o Ferragosto, um dos feriados mais famosos, por ser no verão, é data certa para ir ao mar, lago, montanha se refrescar do calor! No exterior o feriado tem o nome de Assunção de Maria. Como o nome italiano mesmo diz, ou melhor dizendo, deriva, Ferragosto vem do latim Feriae Augusti, significando "repouso do Augusto", indicando uma festividade instituída por Ottaviano Augusto no ano de 18 a.C.
                            Como a Itália é a terra da comida boa e dos bons de garfo, todo feriado tem sua comida típica, então no Ferragosto o prato típico é o "piccione arrostito", que nada mais é que uma espécie de pombo assado!


                          Pra quem ficou nas grandes cidades, o melhor é curtir a cidade vazia, passear de bicicleta com as ruas sem trânsito, curtir o marasmo! hahaha!

                     
                              Baci a tutti e buona settimana!

11 comentários:

  1. Oi Carla, tudo bem?
    Faz algum tempo que eu leio o seu blog, sou apaixonado por blogs de pessoas que moram fora do país, acho tudo muito interessante. Descobri o seu através da Liana :)
    Seu blog é muito bom, muito mesmo, rs.
    Eu morei 3 anos na Espanha e sei bem como é o mês de agosto, rs.. verão, praia, sol e animação.
    Beijos Carla! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Miller! que bom que gostou, continue acompanhando entao! bju

    ResponderExcluir
  3. Carla..nunca vi tanto espaço livre para estacionar os carros..tantas janelas fechadas...parece um bairro deserto..so no centro historico que tropeçamos nos turistas..rs. Como ta a programaçao da sua cidade para o Ferragosto? Bom verao pra vc!! bjim

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, a cidade está às moscas mesmo! Sábado queria tomar um café às 19h e estava tudo praticamente fechado aqui por perto. Tem horas que eu acho essa Milano uma roça! hahahah. Saudades da vida 24h de São Paulo! Beijo!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, td bem????

    Te acompanho ja faz um tempo, e adoro! parabens pela disposiçao!!!!

    Quanto a Agosto, esse eh o primeiro q passo aqui morando (vim ano passado, mas de ferias)....e eu estou achando muito divertida essa coisa "é agosto" hahahah Tudo fecha, td se programa para setembro, ng trabalha, a cidade parece domingo todos os dias da semana e Domingo, parece q vivo numa cidade fantasma.... Acho q entenderei o fenomeno "é verao" no proximo ano, depois q passarei meu primeiro inverno aqui como moradora!!!! hahhaha

    Bj
    Fica bem

    ResponderExcluir
  6. Oi Valéria, sinceramente eu nao sei como ta a programação, só sei que eu estou tentando me programar pra sair daqui um pouquinho, pelo menos no fim de semana prolongada, afinal sou filha de Deus tbm, hahah! bjus

    É verdade Felipe, pra nós de SP isso aqui é "interiooor", rs bjus

    Oi Bia, bom saber que me acompanha, obrigada! Eu também passarei por esse fenômeno, rs. bjus

    ResponderExcluir
  7. Carlinha! Tudo bem flor?

    Deve ser uma delícia viajar nesses traillers.
    Lá no Japão agosto é o mês do Golden Week, uma semana de férias, que é a semana mais quente do ano!

    Um beijão linda e muito obrigada pelos parabéns pela minha CNH!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Flavinha! deve ser ótimo mesmo viajar neles, um dia quero experimentar, nem é caro o aluguel, as vezes compensa mais que pagar hotel! rs... bjus

    ResponderExcluir
  9. E foi todo mundo pra Praga! Tava cheio de italianos lá. rs
    E aqui em Berlin tb. ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Sério Eve? rs... ate eu to querendo ir pra algum lugar..rs. bjus

    ResponderExcluir
  11. O que sera que os itaianos querem em Praga?As meninas nao conheçem a fama do lugar?O que tem em comum Praga, Cuba,Brasil, Tailandia,Russia e Leste Europeu??Fico abismado que no Brasil ainda pensemos ser malandros...

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)